A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realiza, nesta sexta-feira (4), o Festival da Tilápia, na Agrofeira do Vinhais, a partir das 17h. O evento celebra o ciclo de produção da tilápia criada por piscicultores participantes do projeto Agro São Luís + Sustentável e Produtiva, idealizado pela Prefeitura de São Luís e executado pela Semapa.
O evento será aberto ao público e contará com comercialização de tilápias e derivados, degustações, exposição de piscicultores, divulgação do resultado do concurso gastronômico e apresentações culturais.
O projeto oferece assistência técnica e apoio aos produtores, contribuindo para o fortalecimento da produção local e aproximando os piscicultores dos canais de comercialização.
“O Festival da Tilápia é o resultado do trabalho feito com a Semapa junto aos piscicultores da Zona Rural, que deu apoio técnico especializado e viabilizou parceria com restaurantes da cidade. Tudo isso fortalece a economia e integra a cadeia produtiva, valorizando e movimentando a gastronomia de São Luís”, pontuou a secretária da Semapa, Alessandra Pontes.
Durante o Festival da Tilápia, serão realizadas três premiações: Maior Tilápia, Melhor Prato à Base de Tilápia e Piscicultor Destaque. Na categoria Maior Tilápia, os técnicos da Semapa, que acompanham o desenvolvimento dos peixes, vão calcular uma média de peso por meio da biometria.
Visita técnica a piscicultor
Como parte das ações do festival, chefs e empreendedores dos restaurantes parceiros de São Luís realizaram uma visita técnica à propriedade da piscicultora Ana Lucia, na região do Tajipuru, Zona Rural da capital.
Durante a visita, os participantes conheceram de perto a criação de tilápias e puderam conversar diretamente com a produtora, com o objetivo de estabelecer futuras parcerias.
Embora o festival aconteça neste mês, os preparativos e o apoio aos piscicultores vêm sendo realizados desde o início do ano.
Para garantir o padrão de segurança dos alimentos e a qualidade do pescado destinado ao consumidor final, a Inspeção Sanitária da Semapa avalia o produto e verifica se ele está dentro das normas exigidas pela legislação. Durante as vistorias, também são analisados aspectos relacionados à sustentabilidade e às questões ambientais, de modo a garantir as condições adequadas para o consumo do pescado.
Já a área de Produção da Semapa avalia a qualidade da água e indica as medidas de correção necessárias para favorecer o desenvolvimento da produção de tilápia.
Restaurantes parceiros
Com o objetivo de garantir tilápia de qualidade e estabelecer contato direto entre os restaurantes e os piscicultores, a Semapa firmou parceria com quatro estabelecimentos de São Luís, que deverão inserir o peixe produzido na Zona Rural da capital em seus cardápios.
“Prezando pelo alimento seguro e inspecionado, esta é uma parceria que fortalece a economia da nossa cidade e conecta quem produz a quem comercializa”, disse a secretária Alessandra Pontes.
Participam do Festival da Tilápia os restaurantes Hantô, na Península; Cafofinho da Tia Dica, na Praia Grande; Quintas da Lisboa, na João Lisboa; e Xicoh, no Calhau.