OBJETIVO DO ENCONTRO: Socializar os resultados obtidos pelas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino na 1ª Avaliação diagnóstica do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís – SIMAE.
O Encontro teve como público alvo gestores escolares e coordenadores pedagógicos. Na ocasião foram socializados os resultados obtidos pelas 161 escolas da Rede. A interpretação pedagógica dos resultados foi realizada por meio da Escala de Proficiência de Língua Portuguesa e Matemática do Centro de Políticas Públicas e Avaliação Educacional (CAEd) e do Sistema de Avaliação Educacional Básica (SAEB).
Nas análises utilizou-se a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que possibilitou a distribuição dos estudantes nos padrões de desempenho nos anos avaliados e a Teoria Clássica dos testes (TCT), que mostrou quais habilidades os estudantes já consolidaram em cada ano de escolaridade, e em que nível intermediário encontra-se com relação as que ainda estão em fase de desenvolvimento precisando de intervenção pedagógica imediata.
Encaminhamentos do Encontro Formativo:
"A prefeitura de São Luís por meio da Secretaria de Educação, tem envidado esforços, no sentido de efetivar políticas de educação de qualidade para todos os estudantes ludovicenses. Com a realização de um diagnóstico preciso da realidade educacional estamos tomando decisões e planejando ações com metas bem definidas de curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, é essencial que todos os envolvidos no processo compreendam a importância da avaliação como uma ferramenta da gestão pedagógica, cujo foco é a aprendizagem dos estudantes." (Moacir Feitosa – Secretário de Educação)
"De posse dos resultados os gestores escolares e coordenadores pedagógicos têm subsídios para elaboração conjunta do seu Plano de Intervenção Pedagógica, visando à elevação da proficiência dos estudantes, garantindo o Direito de todas as crianças e jovens, a uma educação pública de qualidade na idade certa." (Maria de Jesus Gaspar Leite – Secretária Adjunta de Ensino).
"Com o diagnóstico realizado pelo SIMAE, os professores, a partir de uma interpretação pedagógica têm informações suficientes que podem apontar para as mudanças necessárias na prática de sala de aula. É importante destacar que, os resultados obtidos pelas escolas devem ser socializados com todos da comunidade escolar, para sensibilização e construção de uma rede de responsabilização pela educação pública municipal de São Luís. Nesse momento, precisamos redirecionar esforços e ter foco na sala de aula, na aprendizagem dos estudantes". (Vera Lúcia Gonçalves Pires – Coordenadora do SIMAE São Luís).
"Um dos pontos altos da avaliação é o momento da devolutiva, no qual são apresentadas as ferramentas para compreensão e utilização dos resultados"
(Dilnei Giseli Lorenzi)