SÃO LUÍS PLANEJA: Devolutiva pedagógica dos resultados do SAEB e IDEB para escolas de Ensino Fundamental da Rede
A Secretaria Municipal de Educação(SEMED) por meio do Núcleo de Avaliação Educacional(NAE) em parceria com a Formação de Coordenadores Pedagógicos, realizou de 26 a 27 de setembro nos turnos matutino e vespertino, mais uma importante ação formativa em avaliação educacional de larga escala. A formação teve como objetivo contribuir com as escolas no que refere-se à leitura e interpretação pedagógica dos resultados obtidos nas avaliações nacionais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), edição 2017.
O primeiro dia da formação foi destinado ao trabalho com o Diário eletrônico. O segundo dia teve como pauta a devolutiva pedagógica dos resultados do SAEB/IDEB por escola e a socialização das metas de aprendizagem do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (SIMAE).
A devolutiva formativa dos resultados das avaliações é extremamente importante para as escolas, que de posse das informações sobre o desempenho dos estudantes, têm subsídios necessários para o planejamento/replanejamento de ações de intervenção pedagógica que terão como foco a melhoria do aprendizado.
Participaram da formação 471 profissionais da educação distribuídos em três salas e em dois turnos.
"Fazer a interpretação pedagógica dos resultados obtidos pela sua escola é fundamental para a equipe gestora e os professores, de forma que possam melhorar a gestão pedagógica e o planejamento das aulas" (Vera Pires, Coordenadora Municipal do SIMAE).
Estão disponíveis no link material de apoio presente no portal do SIMAE os seguintes arquivos:
• Boletim de Desempenho por escola do Inep/Mec;
• Ideb observado, série histórica e situação das escolas divididas por núcleo;
• Proficiência de todas as escolas dividas por núcleo;
• Plano de ação da LEMANN;
• Protocolo de leitura e análise e interpretação pedagógica do SAEB e IDEB 2017;
• Matrizes de referência de Língua Portuguesa e Matemática referente ao 5º e 9º anos.
• Taxa de aprovação anos iniciais e finais;
• Taxa de rendimento das escolas.