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10 NOV 2017
SIMAE
10/11/2017 - São Luís se prepara para receber a primeira oficina de resultados do Início 2017
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SÃO LUÍS SE PREPARA PARA RECEBER A PRIMEIRA OFICINA DE RESULTADOS DO SIMAE 2017

 

Dando mais um passo em direção a uma educação pública de qualidade para todos, a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) vai realizar nos próximos dias 13 e 14 de novembro a primeira Oficina de análise dos resultados da Avaliação diagnóstica do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (SIMAE).

De acordo com a supervisora da equipe de tutoria de desenvolvimento profissional do CAEd, Sheila Rigante, a importância desse tipo de evento está na possibilidade de conectar os atores educacionais com os resultados obtidos pela avaliação diagnóstica realizada em agosto: “A oficina é o momento em que os profissionais envolvidos se reúnem para discutir os resultados e pensar em ações que possam melhorar o sistema de aprendizagem”, explica.

Além disso, cabe destacar o papel fundamental que as oficinas exercem no processo de desenvolvimento da educação pública. São elas que proporcionam aos gestores educacionais de várias instâncias subsídios necessários para transformar os resultados obtidos em planos de ação direcionados à realidade escolar do município por meio do uso sistemático de dados no processo de planejamento educacional e escolar.

Durante a oficina, 45 profissionais da educação receberão orientações necessárias para o estabelecimento de metas de ensino e aprendizagem por escola e por turma, bem como sugestões de atividades iniciais a serem desenvolvidas com os estudantes e implementadas em cada unidade escolar de acordo com o diagnóstico obtido.

O público da oficina participará, ainda, de uma capacitação para o uso do Portal de Monitoramento do SIMAE.

 

Por dentro do SIMAE

O SIMAE é um sistema de avaliação em larga escala da rede municipal de educação de São Luís, um dos pilares do Programa ”Educar Mais: Juntos no Direito de Aprender”, cujo foco é a aprendizagem dos estudantes, e consequente, elevação dos indicadores educacionais da rede pública municipal de São Luís.

Criado com o objetivo de contribuir com o direito de aprender de crianças e jovens, o SIMAE avaliou estudantes matriculados no 1°, 2°, 3°, 5°, 7° e 9° anos do ensino fundamental nas áreas do conhecimento de língua portuguesa e matemática.

Vale lembrar que, além dos testes, são elaborados e aplicados questionários contextuais junto a todos os gestores escolares, professores e aos estudantes do 7º ano do ensino fundamental, garantindo que todos os aspectos do processo de aprendizagem sejam levados em consideração.

Com a aplicação dos questionários contextuais os gestores, professores e estudantes têm a oportunidade de se expressar, manifestando sua satisfação com o ensino ofertado e reivindicando melhorias para escola.

O diagnóstico fidedigno permite redirecionar o planejamento e a prática pedagógica mediante a implantação de estratégias de acompanhamento, monitoramentoe apoio às escolas da Rede.

“O Município de São Luís é pioneiro no Estado na implantação de um Sistema próprio de Avaliação. O SIMAE é uma ferramenta de gestão muito importante para o gerenciamento de projetos, programas e ações eficazes porque fornece informações capazes de subsidiar tomadas de decisões referentes à formulação e implementação de políticas comprometidas com a garantia do direito dos estudantes à educação publica de qualidade para todos, isto é, com equidade.” (Professor Moacir Feitosa 0 Secretário Municipal de Educação).

“ A grande meta da Semed por meio da Secretaria Adjunta de Ensino é criar nas escolas um espaço de formação continuada focada nas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Assim, a reformulação da proposta curricular da Rede e elaboração do Plano de Formação dos profissionais da educação, bem como a reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP)  de cada escola, são ações urgentes que serão implementadas a partir de dados reais e concretos”. (Professora Maria de Jesus Gaspar Leite – Secretária Adjunta de Ensino da Semed).

“O SIMAE representa, para nós, professores da Rede, uma conquista e um passo muito importante frente à responsabilidade de acompanhar sistematicamente a aprendizagem de todos os estudantes. Nesse sentido, as escolas de posse dos resultados fornecidos pela primeira Avaliação diagnóstica do SIMAE estabelecerão metas de aprendizagem exequíveis, possíveis de serem alcançadas. A partir dessas informações as escolas terão subsídios suficientes para o planejamento e replanejamento das atividades de intervenção pedagógica necessárias, para que os estudantes desenvolvam e consolidem competências e habilidades básicas essenciais, avançando com sucesso no seu processo de escolarização.” (Professora Vera Lúcia Gonçalves Pires – Coordenadora Municipal do SIMAE São Luís)