SIMAE – 2018 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Secretaria Municipal de Educação de São Luís - SEMED, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF por meio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação -CAEd, deu mais um passo na avaliação educacional da rede com a inclusão da Educação Infantil no Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís – SIMAE/SL.
Essa pesquisa contempla os objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009), porém, não envolverá a avaliação do desempenho da criança. A avaliação contextual da Educação Infantil tem como objetivo avaliar a qualidade da oferta, verificando o que está ocorrendo, a fim de tomar decisões que permitam atingir metas, bem como melhorar o processo de implementação de políticas visando a consolidação da identidade da Educação Infantil.
O Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís – SIMAE, um dos pilares do Programa Educar Mais: "Juntos no Direito de Aprender", contempla a Meta 1, Estratégia 1. 22 do Plano Municipal de Educação - PME que define a necessidade de implantação de um sistema de avaliação próprio, visando à realização de diagnósticos resultante de pesquisas cujo foco é o desenvolvimento pleno da criança.
Dessa forma, a ação em destaque cumpre o que está previsto no plano, sendo resultado de um diálogo com professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, iniciado com encontros formativos realizados nos dias 12 a 14 de março, 07 e 08 de maio, 05 e 06 de junho respectivamente.
A primeira etapa da aplicação foi realizada no período de 11 a 20 de junho por meio de questionários contextuais online, acessados através do link: https://caeddigital.net/questionários/simae.
Dos profissionais previstos, participaram respondendo os questionários on line todos os Gestores , Coordenadores Pedagógicos , Professores e Cuidadores das 95 escolas da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
Na segunda etapa, de forma amostral, as escolas serão avaliadas por meio de um instrumento de observação das práticas cotidianas que exigiu a escolha e seleção de parâmetros, temas e itens por área, assim distribuídos: infraestrutura, espaços e materiais; atividades pedagógicas; ambiente educativo e trabalho colaborativo atendendo a estratégia do Plano Nacional de Educação, vigência 2014-2024 (PNE, Estratégia 1.6).
A terceira etapa da Avaliação da Educação Infantil será constituída da análise dos Indicadores Sociais coletados no Censo Escolar do INEP, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e no Censo Demográfico, do IBGE.]
Os dados coletados culminarão com a produção de indicadores que contribuirão com o planejamento de ações de intervenção, visando à garantia do direito das crianças ludovicenses a educação infantil pública de qualidade.
Participarão dessa pesquisa 93 gestores, 727 professores, 102 coordenadores e 32 cuidadores, totalizando 954 profissionais.
"Foi fundamental a participação dos gestores escolares, coordenadoras pedagógicas, professores (as) e cuidadoras nesta pesquisa tão relevante para nossa Rede. Por meio dela, é possível coletar informações importantes para potencializar as práticas pedagógicas e contribuir com a melhoria do atendimento na Educação Infantil. Dessa forma, agradecemos a colaboração de todos". (Vera Lúcia Gonçalves Pires/Coordenadora do Sistema Municipal de Educação de São Luís).