Secretaria Municipal de Turismo

Prefeitura promove série de eventos de turismo, arte e cultura no Centro Histórico em comemoração aos 411 anos de São Luís

15/09/2023 15h29 - Atualizada em 21/09/2023 18h19

Dando continuidade às comemorações dos 411 anos de São Luís, a Prefeitura de São Luís preparou uma vasta programação que busca reunir o melhor da arte, cultura e entretenimento local. A programação é voltada para o Centro Histórico da capital, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), como forma de promover o turismo e impulsionar a economia.

“Os eventos prometem celebrar a rica cultura e história de São Luís, mas também destacar a importância do turismo local. Esta é uma oportunidade única para os residentes e visitantes se apaixonarem por São Luís e suas muitas facetas encantadoras. Esses eventos irão enriquecer a experiência de todos e fortalecer o amor pela cidade e seu patrimônio cultural”, declarou o secretário Municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.

Mirante Cultural - Sexta Musical Jazz - Jam Session

Nesta sexta-feira (15), às 17h no Mirante da Cidade, acontece a primeira edição do projeto Sexta Musical Jazz - Jam Session, com direção e apresentação de Jayr Torres. Para participar basta realizar o agendamento no Mirante, através do site: https://mirantedacidade.saoluis.ma.gov.br/.

São Luís Pôr do Sol Musical

Já no domingo (17), o Espigão Costeiro da Ponta d'Areia, receberá mais uma edição do São Luís Pôr do Sol Musical. O evento terá início às 17h e contará com apresentações da Banda da Guarda Musical, grupo Musical TriSons e participação especial da Valéria Montenegro.

Uma noite no Museu

Para iniciar a semana, a Setur abre o Museu da Gastronomia Maranhense, em parceria com o Gin Luar, para receber o público que irá prestigiar o espetáculo “Uma Noite no Museu”. Uma programação cultural com mediações cheias de surpresas, vivências e degustação dos sabores maranhenses!

“É uma experiência incrível a visitação em um espaço museológico à noite. As sessões serão gratuitas no horário das 18h30 às 20h30, e realizadas a cada 30 minutos, com grupos de até 20 pessoas. Tudo preparado cuidadosamente para encantar e surpreender nossos visitantes”, disse Saulo.

Sessões: 18:30/19:00/19:30/20:00/20:30.

Oficina Sabores e Cores dos Chefes Maranhenses

A edição da Oficina Sabores e Cores dos Chefes Maranhenses é a atividade da terça-feira (19), das 13h30 às 17h30, no Espaço Gourmet do SENAC, localizado na Rua do Passeio - 495. Desta vez, a receita será Arroz Palmeiras do Maranhão, feita pelo chef Gopa. A participação é gratuita com vagas limitadas e podem ser feitas até as 12h do dia 15 de setembro, através do link:

Roteiro Segredos Históricos

O Roteiro Segredos Históricos promove mais uma edição dedicada ao aniversário da capital maranhense. O projeto consiste em um passeio a pé percorrendo as ruas do Centro Histórico de São Luís de forma lúdica, que reúne linguagens artísticas do teatro, dança e música, proporcionando maior dinamismo às apresentações durante o percurso.

O passeio é conduzido por um guia de turismo, levando informações históricas e culturais de forma criativa, leve e divertida mostrando a arquitetura, contando as histórias, as lendas, personalidades históricas que fizeram ou fazem parte do cotidiano dos ludovicenses.

O Roteiro Segredos Históricos será às 19h, saindo do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís. Com duração média de 1h30.

II Festival Gastronômico do Polo São Luís

No domingo (17), é a vez da II edição do Festival Gastronômico de São Luís, encerrando os eventos dos 411 anos. A ação é realizada em conjunto com as secretarias Municipais de Turismo da Raposa, São José de Ribamar, Alcântara e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo do Paço do Lumiar.

O festival vai contar com venda e degustação de comida típica, aula show e apresentação cultural. O Festival Gastronômico de São Luís acontecerá das 9h às 13h, na Praia de Banho, município de São José de Ribamar.

Toda a programação que a Prefeitura de São Luís está realizando, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), busca incentivar a permanência dos turistas na cidade, além da participação dos moradores em diversas atividades.