Secretaria Municipal de Turismo

Roteiro Quilombo Cultural de São Luís acontecerá uma vez ao mês saindo da Feirinha São Luís

25/07/2023 17h29 - Atualizada em 07/08/2023 15h13

O Roteiro Quilombo Cultural, lançado em 2022 pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), passará a ser realizado permanentemente na cidade. O roteiro ocorrerá sempre no último domingo de cada mês, com objetivo de celebrar e valorizar a rica herança afro, criar um maior fluxo para o quilombo urbano, ampliando as opções de roteiros e facilitando o acesso a estes espaços de herança africana.

O roteiro terá horário de funcionamento de 9h às 11h, com concentração de saída na Central de Atendimento ao Turista (CAT), na Feirinha São Luís, localizado na Praça Benedito Leite e com um transporte gratuito e guia de turismo disponibilizado pela Setur São Luís que conduzirá os visitantes ao quilombo.

O percurso será conduzido pelo guia de turismo João Marcelo e contará com a apresentação na sede do Bloco Afro Netos de Nanã, localizado na Rua Gregório de Matos. O roteiro seguirá até a sede do Bumba Meu Boi do mestre Leonardo, com visitação ao barracão, oferecendo uma vivência do local onde acontecem os ensaios, oficinas, preparação e muito mais.

Além destes locais, outros espaços que fazem parte do roteiro também poderão ser visitados a partir de agendamento prévio. O roteiro passará pelos dois pontos de visitação citados, onde será cobrada uma taxa simbólica nos locais visitados.

Segundo o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, o objetivo é promover para os turistas e moradores os espaços de cultura que os bairros possuem, além de criar um fluxo que fortaleça o sentimento de pertencimento.

“Nosso objetivo é promover um maior conhecimento da nossa cultura. Criar uma frequência na realização do roteiro, fazendo com que todos tenham acesso ao quilombo urbano que é uma riqueza cultural com marca na ancestralidade, que todos precisam vivenciar”, concluiu.

Roteiro Quilombo Cultural de São Luís

Ao todo, fazem parte do roteiro 10 espaços mapeados que farão uma espécie de rodízio de visitação em cada edição do roteiro: Mercado Municipal da Liberdade, Terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo, Bloco Tradicional Os Indomáveis Show, Bumba Meu Boi da Floresta, Terreiro Ilé Ashé Ogum Sogbô, Bloco Afro Abiyeyé Maylô, Tambor de Crioula Maracrioula, Bumba Meu Boi de Leonardo, a Produtora Novo Quilombo – Reggae e o Bloco Afro Netos de Nanã.