Secretaria Municipal de Turismo

Profissionais do turismo estão com vacinação acelerada, aponta pesquisa da Prefeitura de São Luís

02/07/2021 13h06 - Atualizada em 06/07/2021 23h56

A vacinação em São Luís despontou em relação ao cenário nacional, sendo a capital que primeiro vacinou a faixa etária acima dos 18 anos. Com isso, o setor do turismo seguiu aumentando a quantidade de profissionais vacinados. Segundo uma pesquisa da Coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), estão vacinados 97% dos guias de turismo, 95% dos trabalhadores de receptivos e 82% dos profissionais atuantes em meios de hospedagem.

Esta pesquisa levou em consideração a primeira dose da vacina e profissionais sindicalizados do Sindicato Estadual de Guias de Turismo do Maranhão (Sindegtur) e também empresas cadastradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

“O prefeito Eduardo Braide conseguiu avançar na vacinação em São Luís com o diferencial do restante do país. Com esse feito, vamos conseguir fazer a retomada do turismo de maneira gradual e atendendo a todo protocolo sanitário. É fundamental que os profissionais que trabalham de forma direta com o turista estejam buscando essa proteção. A Setur está realizando ações de promoção de um turismo seguro a curto, médio e longo prazo com o objetivo de atrair fluxo para movimentar a economia ludovicense”, explicou o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

José Ribamar Costa, guia de turismo de São Luís, já tomou a primeira dose da vacina e ressaltou a importância da imunização para a classe. “A vacina nos dá uma tranquilidade maior em relação à exposição para que possamos exercer a nossa profissão. Com mais essa barreira contra a Covid podemos continuar trabalhando para o turismo, que está em franca ascensão no Maranhão e, é claro, na cidade de São Luís”, disse.

Vacinação em São Luís

A campanha de vacinação contra Covid-19 começou dia 19 de janeiro em São Luís. Cinco meses após o início de todo este trabalho e sendo referência nacional como a capital brasileira mais adiantada na imunização de sua população, São Luís já apresenta um total de 763.181 doses aplicadas.

Do total, 626.143 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus e 125.181 mil pessoas já estão imunizadas com as duas doses, conforme Vacinômetro da Prefeitura divulgado até a última quinta-feira (1º).