Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís inicia transferências de pacientes para o Novo Hospital da Criança

07/12/2023 18h19 - Atualizada em 13/12/2023 17h27

Entregue pelo prefeito Eduardo Braide na última terça-feira (5), o Novo Hospital da Criança começou a receber, nesta quinta-feira (7), as primeiras crianças que retornaram após terem sido temporariamente transferidas para o Hospital São Luís (HSLZ), situado no bairro Cidade Operária, por conta das obras nas novas instalações da unidade de saúde.

Agora, com as portas do novo hospital oficialmente abertas, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está garantindo o início de um novo momento de bem-estar na saúde infantil na capital.

A Semus montou um cronograma de início das atividades. Neste primeiro dia de transferências, o hospital está dando prioridade ao recebimento das 10 crianças da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De hoje até domingo (10), as atividades continuam para garantir que todas as 74 crianças que estavam no Hospital São Luís (antigo Hospital dos Servidores) estejam acomodadas no Novo Hospital da Criança.

A diretora do Hospital da Criança, Julieta Carvalho, detalhou o início das transferências e a execução do cronograma.

"Hoje iniciamos as transferências das nossas crianças que estavam no Hospital São Luís. Seguindo o cronograma estabelecido, hoje, quinta-feira (7), demos o primeiro passo ao transferir as crianças da UTI. Sexta-feira (8), vamos receber as crianças da ala amarela, seguida pelas crianças da internação no sábado (9). No domingo (10), nosso Hospital da Criança estará em pleno funcionamento, com os serviços de urgência e emergência, atendendo os nossos pequenos pacientes", explicou a diretora.

Primeiro Paciente

Luís Otavio Leite, de 11 meses, foi a primeira criança a entrar no hospital. O pequeno, que faz tratamento para uma encefalite viral, está recebendo todos os cuidados necessários na nova unidade. A mãe do bebê, Leidiane Carvalho, expressou sua tranquilidade quanto ao atendimento que está recebendo e atribuiu sua serenidade também às novas instalações.

"Estou tranquila e feliz, pois sei que vão cuidar ainda melhor do meu filho. Agora, a expectativa é ainda melhor, porque os equipamentos são mais novos e todo o hospital é novo. Estão todos de parabéns", afirmou a mãe, agradecendo o atendimento das equipes de saúde.

Novo Hospital da Criança

Dividido em quatro pavimentos, o Novo Hospital da Criança teve sua capacidade expandida com a adição de 27 novos leitos, totalizando agora 120. Destes, 27 são leitos cirúrgicos, 29 leitos de UTI (antes eram 12), 58 leitos clínicos e 6 leitos de estabilização (área vermelha).

Todos os espaços foram concebidos com uma abordagem humanizada e são equipados com tecnologia de ponta, além de oferecer uma gama mais ampla de especialidades. Cada andar foi pensado para proporcionar bem-estar às crianças e seus acompanhantes.

Além do aumento na capacidade, a oferta de serviços também foi expandida. Anteriormente, com um perfil restrito a casos clínicos, a unidade passará agora a realizar procedimentos cirúrgicos. Para tanto, o hospital conta com quatro salas cirúrgicas totalmente novas e equipadas. A nova unidade hospitalar passa a realizar, também, exames de imagem, como tomografia, endoscopia, colonoscopia de urgência, raio-x, ultrassons, bem como de tratamentos de hemodiálise.

Entre as novas especialidades, a unidade conta agora com ortopedia, estomaterapia, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e urgência e emergência odontológica, além das subespecialidades pediátricas, como cardiopediatria, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, hebiatria, oftalmologia, gastropediatria e cirurgia.

Cronograma Novo Hospital da Criança

- Dia 7 de dezembro - início das transferências, com prioridade para as crianças da Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

- Dia 8 de dezembro - transferências das crianças da Ala Amarela

- Dia 9 de dezembro - transferências crianças da internação