Secretaria Municipal de Saúde

Castramóvel - Inscrições

Por meio do Programa de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, a Prefeitura de São Luís garante a oferta gratuita de cirurgias de castração a fim de manter o controle da natalidade, reduzir o abandono e maus tratos, contribuindo para o bem-estar animal.

O serviço é ofertado de forma prioritária a cães e gatos machos, entre cinco meses e oito anos de idade, pertencentes às pessoas cadastradas no CADúnico; Organizações Não Governamentais; Protetores Independentes da causa animal; pessoas com transtorno de acumulação de animais e cães e gatos em situação de vulnerabilidade (abandonados; maus tratos).

Para ter acesso ao programa, pessoas que se enquadrem no público-alvo devem efetuar o cadastro por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no link abaixo:

- INSCREVA-SE

Após a inscrição, a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses deve entrar em contato com o tutor e/ou responsável para agendar a avaliação clínica, exames laboratoriais e a data do procedimento cirúrgico, que deve acontecer por meio de mutirões mensais, de acordo com o cronograma elaborado pela coordenação.

Na hora do procedimento cirúrgico, é necessário que os tutores apresentem os documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência original; nos casos em que o comprovante não esteja em nome do tutor, requisitar uma declaração de residência de terceiro) e, se possível, a carteira de vacinação do animal.

Para serem submetidos aos procedimentos de cirurgia, os animais precisam estar saudáveis. Não serão castrados cães e gatos fêmeas, obesos, emagrecidos, doentes, infestados por pulgas e carrapatos, braquicefálicos (focinho achatado) e com idade inferior a cinco meses ou superior a oito anos de idade.

FIQUE ATENTO AOS CUIDADOS NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO!

- Manter o animal em jejum alimentar no mínimo por 8 horas e 3 horas na ingestão de água antes do procedimento.

- Banho higiênico um dia antes do procedimento cirúrgico.

- Importante lembrar de trazer no dia da cirurgia o colar elizabetano e, ao mesmo tempo, fazer uso pelo menos 10 dias após a cirurgia. É natural que o seu gato ou cachorro queira lamber a área afetada, porém isso não deve acontecer. O contato da língua do animal com a incisão poderá provocar infecção ou a retirada dos pontos antes do esperado.

- Lembre-se que o êxito da cirurgia depende também da contribuição do tutor no pós-cirúrgico.

- Os animais castrados não devem fazer movimentos bruscos como correr, pular, andar em escadas por, pelo menos, 10 dias. O esforço em excesso pode ocasionar sangramentos, dores, inchaço e outros problemas.

- A cirurgia de castração do animal leva alguns pontos na incisão, no entanto não haverá a necessidade de remoção dos mesmos, pois será utilizado fio de sutura absorvível. Nos casos de sangramentos, inflamação, ou outras alterações no local da incisão entre em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses por meio do telefone (98) 992510070.

A prescrição dos medicamentos deverá ser seguida à rigor. Se o animal vomitar depois de ingerir algum medicamento, entre em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses por meio do telefone (98) 992510070, e imediatamente relate o caso. Para desinfecção do ferimento, use o medicamento que o veterinário recomendar.

Todas as cirurgias de mutirão serão agendadas para os sábados, nos HORÁRIOS DE 08:30 ÀS 12:00 HORAS, E DAS 14: 00 ÀS 17:30, sempre levando em consideração a ordem de chegada e/ou outro motivo legal de prioridade.