Secretaria Municipal de Saúde

Secretária

Natália Ribeiro Mandarino

Natália Ribeiro Mandarino é Doutora em Ciências da Saúde (UFMA), Mestre em Saúde Materno Infantil (UFMA), graduada em Enfermagem pela Universidade Severino Sombra, pós-graduada em Saúde Pública/habilitada em Saúde Pública (UNIRIO), tem especialização em Saúde da Família (UFMA), especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na área da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde).

Sobre a Secretaria

CONHEÇA A SEMUS

A Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS foi criada pela Lei nº 1.648, em 10 de janeiro de 1966. A SEMUS é um órgão diretamente subordinado a Prefeitura de São Luis, e tem como objetivo promover assistência médico-hospitalar, odontológica, de profilaxias, campanhas sanitárias e epidemiológicas de prevenção, bem como instituir o atendimento e acolhimento humanizado ao usuário da rede municipal de saúde.

 
A área de atuação da Saúde divide-se em:
 
 1 - Assistência, que compreende:
 
    a) Atenção Básica
    b) Média Complexidade
    c) Alta Complexidade
 
 2 - Vigilância em Saúde, que aborda:
 
    a) Vigilância Sanitária
    b) Vigilância Epidemiológica
    c) Vigilância Ambiental
 
A SEMUS é a responsável pela programação, análise, execução e atualização das Políticas Públicas de Saúde estabelecidas pelo Ministério da Saúde, além da articulação e coordenação de projetos e campanhas no âmbito municipal. Dentre suas atribuições está proporcionar suporte técnico e financeiro no desenvolvimento de projetos e capacitação profissional na área municipal de saúde.
 
A Secretaria trabalha de maneira coordenada e articulada com outras organizações, sejam elas: empresas privadas, autarquias, organizações não-governamentais (ONG´s) e instituições públicas nas esferas Municipal, Estadual e Federal.
Endereço: Av. dos Franceses, 113 - Alemanha - São Luís/MA - CEP.: 65.036-281
Fones:   (98) 3214-7300
Site:    www.saoluis.ma.gov.br

A Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS foi criada pela Lei nº 1.648, em 10 de janeiro de 1966. A SEMUS é um órgão diretamente subordinado a Prefeitura de São Luis, e tem como objetivo promover assistência médico-hospitalar, odontológica, de profilaxias, campanhas sanitárias e epidemiológicas de prevenção, bem como instituir o atendimento e acolhimento humanizado ao usuário da rede municipal de saúde.

A área de atuação da Saúde divide-se em:

1 - Assistência, que compreende:

a) Atenção Básica
b) Média Complexidade
c) Alta Complexidade

2 - Vigilância em Saúde, que aborda:

a) Vigilância Sanitária
b) Vigilância Epidemiológica
c) Vigilância Ambiental

A SEMUS é a responsável pela programação, análise, execução e atualização das Políticas Públicas de Saúde estabelecidas pelo Ministério da Saúde, além da articulação e coordenação de projetos e campanhas no âmbito municipal. Dentre suas atribuições está proporcionar suporte técnico e financeiro no desenvolvimento de projetos e capacitação profissional na área municipal de saúde.

A Secretaria trabalha de maneira coordenada e articulada com outras organizações, sejam elas: empresas privadas, autarquias, organizações não-governamentais (ONG´s) e instituições públicas nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SEMUS
AV. DOS FRANCESES, 113 - ALEMANHA - SÃO LUÍS/MA - CEP.: 65.036-281
FONE: (98) 3214-7300