Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís realiza treinamento para prevenir morte súbita por engasgo

11/07/2023 17h47 - Atualizada em 25/07/2023 16h09

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando um projeto piloto de prevenção da morte súbita, asfixia e engasgo em bebês e crianças.

Técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão realizando, durante todo o mês de julho, o treinamento dos profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família; e das mães e gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira (11), o treinamento foi na unidade de saúde do bairro Morada do Sol.

Durante o treinamento são ensinadas medidas preventivas e os procedimentos emergenciais a serem realizados em situações de engasgo, evitando parada respiratória e cardiorrespiratória.

“O objetivo é tornar os profissionais de saúde e as mães preparados para prestar socorro quando a criança já estiver engasgada com corpo estranho, seja líquido ou sólido. Nessas situações, atitudes rápidas salvam vidas”, diz a coordenadora de Saúde Materno Infantil da Semus, Vanessa Linhares, informando que o treinamento vai passar a integrar as ações de pré-natal da rede municipal de saúde.

No Centro de Saúde da Liberdade, onde a ação ocorreu semana passada, uma das mães que participou do treinamento foi a cabeleireira Domingas Neves Magalhães.

“Eu já passei por uma experiência dessas e consegui desengasgar meu filho só no instinto maternal, por isso, eu achei muito importante receber informações certas. Aprendi mais”, disse.