Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís promove ação de saúde animal em alusão ao Dia Mundial das Zoonoses

07/07/2023 15h34 - Atualizada em 13/07/2023 18h05

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aplicou mais de 160 doses da vacina contra a raiva em cães e gatos a partir de três meses de idade, e realizou 28 testes rápidos para detecção de leishmaniose visceral (calazar) em uma ação alusiva ao Dia Mundial das Zoonoses, promovida quinta-feira (6), no bairro Cidade Operária.

"O cuidado e a atenção com a saúde animal é uma das prioridades da gestão do prefeito Eduardo Braide. Durante o ano inteiro, nossas equipes realizam atividades voltadas para o controle e monitoramento das Zoonoses, como por exemplo, as ações de vacinação antirrábica itinerantes. Outro marco do trabalho desenvolvido é a construção do Hospital Veterinário, que tem avançado e vai contribuir ainda mais para a assistência à saúde dos nossos animais", afirma o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Por meio da ação, que aconteceu das 8h às 12h, foram ofertadas ainda carteiras de vacinação a fim de incentivar a população a manter o esquema vacinal de cães e gatos atualizado.

A estudante Beatriz Serra, 20, aproveitou para vacinar sua gata de seis meses de idade.

"É uma ação muito oportuna porque facilita o acesso da população a esse serviço que é muito importante para a prevenção da saúde tanto do animal quanto da nossa família. Eu trouxe a minha gata para vacinar pela primeira vez e, a partir de agora, vou procurar sempre manter a vacina em dia", disse.

Entre as ações realizadas pelas equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses, no decorrer do ano, destacam-se a vacinação antirrábica de cães e gatos; realização de exames laboratoriais e avaliação clínica; resgate e acompanhamento de cães e gatos que representam risco para a saúde pública e o fornecimento de orientação sobre zoonoses. Em 2023, foram imunizados, até o momento, mais de 3.900 animais contra a raiva.