Com o objetivo de ampliar as coberturas de imunização e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aderiu à Estratégia de Atualização da Caderneta de Vacinação, iniciativa do Ministério da Saúde que será realizada no período de 6 a 31 de outubro.
Durante a mobilização, pais e responsáveis devem levar seus filhos às unidades de saúde do Município, portando a caderneta de vacinação para avaliação e atualização das doses necessárias. A ação é fundamental para garantir a proteção contra diversas doenças e fortalecer a prevenção em saúde pública.
O Dia D da Mobilização Nacional está previsto para acontecer em 18 de outubro, quando todas as unidades de saúde da capital estarão abertas para intensificar o atendimento.
Além das unidades de saúde, a atualização da caderneta também acontecerá nas escolas municipais, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que leva equipes de saúde até o ambiente escolar para realizar a vacinação dos estudantes, com autorização dos pais ou responsáveis. A estratégia, considerada prioritária pelo Ministério da Saúde, garante mais acesso e facilita a proteção de crianças e adolescentes contra doenças preveníveis.
A secretária municipal de Saúde reforça a importância da participação das famílias. “Manter a vacinação em dia é um ato de cuidado e responsabilidade. Com essa estratégia, queremos garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem a devida proteção”, destacou.
A Prefeitura de São Luís segue comprometida em ampliar o acesso da população às vacinas, garantindo saúde e qualidade de vida para todos.