A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está garantindo acesso gratuito aos livros para milhares de estudantes e professores da rede municipal de ensino durante a 18ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). Até o próximo domingo (5), na Praça Maria Aragão, a Semed realiza a entrega dos vale-livros, cada um no valor de R$ 30,00, reforçando o compromisso da gestão municipal com a democratização do conhecimento e a valorização da educação pública.
Cada professor da rede municipal de ensino tem direito a dois vale-livros e cada estudante a um, ampliando as oportunidades de leitura, fortalecendo a formação de novos leitores e reafirmando o livro como instrumento de inclusão, cidadania e transformação social.
Instituída pela Lei Municipal nº 4.449/2005, a FeliS consolidou-se como a maior política pública de incentivo à leitura em São Luís. Ao longo de 17 anos, tornou-se referência nacional por assegurar acesso democrático à literatura, reunindo uma programação diversificada e gratuita para todas as idades.
Para a secretária municipal de Educação, Caroline Marques, a iniciativa marca um avanço importante da política educacional do município. “O vale-livro impacta diretamente a vida de estudantes e professores. Para muitas crianças, é a oportunidade de escolher e levar para casa seu primeiro livro em uma feira literária. Para os educadores, é também um reconhecimento, valorizando o papel fundamental que exercem na formação de leitores e no incentivo à leitura”, afirmou.
Organização da entrega dos vale-livros
* Escolas com visita agendada - os vales são entregues aos gestores escolares, mediante formulário enviado previamente ao e-mail institucional da escola.
* Estudantes sem agendamento - recebem o benefício mediante declaração emitida pelo gestor escolar.
*Professores da rede municipal de ensino - retiram os vales no stand da Semed, localizado na feira, utilizando o e-mail institucional para cadastro via QR Code.
Feira
Com o tema “João Mohana: a palavra em corpo e alma”, a FeliS 2025 homenageia o centenário do padre, médico e escritor maranhense João Mohana, patrono desta edição, além de celebrar a escritora Maria da Conceição Neves Aboud e o filósofo Raimundo Teixeira Mendes.
Aberta ao público, a feira segue até o dia 5 de outubro, das 9h às 21h, com uma ampla programação que inclui lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações culturais, oficinas, palestras, rodas de conversa e exposições. Um espaço que reafirma a educação como prioridade da gestão municipal e coloca a leitura ao alcance de todos.