O pagode e o samba ganharam destaque na festa promovida pela Prefeitura em homenagem aos 413 anos de São Luís. Os gêneros musicais populares ecoaram na noite de quinta-feira (25) na Cidade da Alegria, estrutura montada ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande. As estrelas foram Revelação, Sorriso Maroto e Suel. Os talentos locais foram representados pela banda Argumento. Segundo os organizadores, o evento reuniu mais de 100 mil pessoas. Nesta sexta-feira (26), se apresentam Duda Beat, Marina Sena e Pabllo Vittar. A festa inicia às 18h.
O prefeito Eduardo Braide marcou presença na sexta-feira (25), ao lado da vice-prefeita, Esmênia Miranda. O gestor municipal destacou a continuidade da programação, que será encerrada no domingo (28). “Sem dúvida alguma, estamos tendo público recorde nesta noite, o que nos surpreendeu bastante, uma prova da força do samba e do pagode. No entanto, a festa continua nesta sexta-feira (26), com mais atrações locais e nacionais”, disse Eduardo Braide, reforçando que o evento é democrático e acolhe os mais diversos públicos.
Banda conhecida em São Luís, o grupo Argumento abriu os trabalhos. Os artistas apresentaram repertório com as pérolas do samba brasileiro, além de composições da atualidade. “Foi muito boa a nossa participação. É um prazer enorme poder abrir essa programação especial em homenagem ao samba e ao pagode”, disse o vocalista Victor Hugo.
O cantor e compositor Suel foi a segunda atração, quando a arena já estava começando a receber lotação máxima. Pessoas de todos os cantos da capital seguiram para prestigiar a festa organizada pela Prefeitura de São Luís. “Festa linda e está valendo a pena enfrentar esta multidão. Eu amo pagode e não poderia deixar de vir prestigiar meus artistas favoritos”, disse a estudante Amanda Ribeiro, que chegou cedo para o evento.
Suel, conhecido pela sua voz potente e versatilidade, entregou uma apresentação com repertório incluindo conhecidos sucessos da carreira solo, bem como esbanjando talento e carisma no palco da Cidade da Alegria. Logo no início da performance, o artista jogou travesseiros em formato de coruja para a plateia. É que ele usa o termo “corujas” para se referir aos fãs. Além disso, tem a imagem da ave tatuada no corpo.
“O povo maranhense é muito hospitaleiro e faz eu acreditar que preciso estar aqui todo mês. Fizemos uma farra no palco e ainda chamei duas pessoas para sambar comigo. Foi uma conexão muito boa neste aniversário de São Luís. A estrutura está ótima, e o palco com som e luz bacana. Todo mundo curtindo na paz e alegria. Parabéns, São Luís”, disse Suel, logo após o show.
Sorriso Maroto
Pela primeira vez se apresentando em São Luís em evento aberto ao público, o grupo Sorriso Maroto chegou em seguida. A essa altura do evento, a Cidade da Alegria já estava completamente tomada de gente. A banda comandada pelo vocalista Bruno Cardoso empolgou a plateia desde a entrada, após a contagem regressiva no telão.
“Nós estamos muito felizes, até pelo fato de São Luís ter uma participação muito marcante em nossa carreira, pois já estivemos aqui muitas vezes. Hoje, poder fazer parte desta festa, comemorando o aniversário da cidade, é maravilhoso. Nosso muito obrigado à Prefeitura”, frisou o vocalista Bruno Cardoso.
A festa foi encerrada com a apresentação bastante esperada da banda Revelação. O grupo está completando três décadas de sucesso, mantendo-se como um dos maiores expoentes do samba no Brasil e no mundo. Reconhecido por sucessos atemporais como “Tá Escrito”, “Ô Queiroz” e “Deixa Acontecer”, Revelação se tornou referência no gênero, cativando milhões de fãs e conquistando prêmios que solidificaram sua relevância na música brasileira.
“O samba sempre está em todos os lugares e estamos muito felizes em poder estar aqui nessa noite maravilhosa. Espaço lotado e isso é sensacional. Viemos para nos doar para esse povo em homenagem ao aniversário da cidade”, disse o vocalista Mauro Júnior.
A programação na Cidade da Alegria será retomada nesta sexta-feira (26). Os portões serão abertos por volta das 18h. O acesso é pela Avenida Vitorino Freire. Na área, a segurança está reforçada e há revista na entrada, assim como em todas as noites de festa. A arena comporta um camarote com capacidade para mil pessoas e uma lounge, delimitada bem abaixo do camarote. "Hoje eu fiquei no setor de lounge e me diverti bastante. Que festa linda e lotada. Prova de que todo mundo está vindo aplaudir São Luís pelos seus 413 anos", disse Janycleide Lemos, que estava com o namorado.
Profissionais de diferentes áreas atuam no evento, que é transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de São Luís no YouTube. A estrutura comporta praça de alimentação e baias para comercialização de bebidas. A produção reforça que o público não pode entrar na Cidade da Alegria portando bebidas em garrafas de vidro.