Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeitura de São Luís recebe representantes do Gabinete do Centro do Recife (PE) para troca de experiência sobre preservação do patrimônio

14/08/2023 18h48 - Atualizada em 24/08/2023 16h28
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), Urbanismo e Habitação (Semurh), Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fhump) e Subprefeitura Centro, recebeu, semana passada, a comitiva da Prefeitura de Recife (PE) para uma agenda de reuniões e visitas de campo. O objetivo foi promover uma troca de experiência entre ambas prefeituras que buscam aprimorar a preservação de seu patrimônio local. 

A comitiva da Secretaria do Gabinete do Centro do Recife veio conhecer pessoalmente as obras realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa Procidades, a exemplo da reforma do Parque do Bom Menino, Praça da Misericórdia, Praça da Saudade, requalificação do Anel Viário, Trapiche Santo Ângelo, reabilitação dos imóveis n° 285 e n°251 da Rua Portugal e obras de acessibilidade na área de tombamento federal. 

Os Centros de São Luís e Recife são tesouros vivos que contam a história das cidades e seus habitantes ao longo dos séculos. O compartilhamento de experiências entre essas duas comunidades urbanas traz um novo nível de enriquecimento mútuo e uma oportunidade de se inspirarem mutuamente.
Veônica P. Pires, secretária da Semispe, ressaltou a importância da colaboração e aprendizado contínuo.

“Ao trocar ideias e experiências com Recife, fortalecemos nossos esforços em preservar e revitalizar os Centros. Há 15 dias recebemos também a Prefeitura de Salvador onde também foram apresentadas as obras do programa Centro Acessível, de habitação e a requalificação dos espaços públicos. Esse reconhecimento entre as capitais do Nordeste mostra que estamos no caminho certo.  O prefeito Eduardo Braide é um grande incentivador para que nossa São Luís se torne ainda mais atrativa para investimentos”, destacou. 

Ana Paula Vilaça, secretária do Gabinete do Centro do Recife, afirma que esse compartilhamento de experiências de sucesso em projetos de requalificação de espaços públicos, restauração de edifícios históricos e promoção de eventos culturais é sinônimo de avanço para as duas cidades.

“Conhecemos a experiência exitosa da Prefeitura de São Luís, das intervenções que estão sendo realizadas e de como vem sendo feita a reabilitação do Centro Histórico, por meio da economia criativa, da atração de novos investimentos e da moradia. Todas essas são trocas de experiências muito importantes”, disse.

Além da secretária do Gabinete do Centro do Recife, a comitiva foi formada por João Paulo da Silva, secretário executivo do Gabinete; Larissa Maynara, gerente de Ativações e Clara Cavalcanti, gestora de Planejamento Urbano.