Benefícios Socioassistenciais
Central de Benefícios Socioassistenciais - Contato: 99100-0122
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
É a garantia de 1 salário mínimo ao idoso(com 65 anos ou mais) e à pessoa com deficiência, que comprovem renda familiar mensal per capita inferior a ¼ do salário mínimo.
Benefícios Eventuais:
Cidadãos e famílias que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas. São exemplos de benefícios eventuais:
• Aluguel Social
• Auxílio Alimentação (Cesta Básica)
• Auxílio por Morte (Auxílio Funeral)
• Auxílios Natalidade (Enxoval Bebê)
Outros serviços:
• Emissões Carteira Idoso (Sem aposentadoria)
• Emissão 2ª via Carteira Identidade
• Emissão 2ª via Certidão Nascimento.
Transferência de renda:
É um direito social que assegura a sobrevivência de famílias em situação de pobreza, por meio do acesso a renda, e a promoção da autonomia dessas famílias
É feito exclusivamente para pessoas que apresentarem documentos que comprovem a baixa renda familiar, obedecendo aos critérios de avaliação.
No CadÚnico são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Inscrição CadÚnico:
A inscrição é feita no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da região da pessoa interessada.Para se inscrever é necessário: CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Divórcio, Comprovante de Renda, Comprovante de matrícula (de todos os dependentes matriculados em uma instituição de ensino).
O Bolsa Família é um benefício concedido às famílias pobres ou em situação de extrema pobreza, definidas por meio da renda mensal.
A média da renda familiar considerada leva em conta todos os indivíduos do grupo familiar, inclusive as crianças e idosos.
De acordo com a situação do indivíduo pode existir uma variação de valor do benefício.