A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), entregou, neste sábado (13), mais uma importante obra de mobilidade no município: a requalificação de ruas do bairro Novo Angelim, região contemplada pelo programa Asfalto Novo. As intervenções têm como objetivo melhorar a mobilidade urbana, proporcionar mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de garantir melhores condições de tráfego para os moradores do bairro.
No bairro Novo Angelim, 18 ruas receberam serviços, aproximadamente 3,6 km de obras, entre ações de recapeamento asfáltico e serviços de tapa-buracos. O local também recebeu drenagem superficial, sarjeta e nivelamento de bueiros em alguns pontos. Durante a entrega no Novo Angelim, a prefeita Esmênia Miranda testou pessoalmente o asfalto novo: andou de patinete pelas ruas requalificadas e aprovou o resultado.
"O trabalho que a gente faz é completo. É um trabalho para melhorar a vida das pessoas de verdade. Quando a gente leva asfalto para um bairro, a gente está falando de dignidade. É sobre o dia a dia de uma mãe que leva a criança para escola sem passar por lama e buraco. É sobre o dia a dia de quem anda de bicicleta para trabalhar e agora tem segurança no seu deslocamento. Quando a gente fala de 'Asfalto Novo', a gente fala de melhorar de fato a vida das pessoas”, ressaltou.
Moradora da Rua Santa Catarina há 12 anos, a costureira Telma Cristina, lembra a realidade antes do asfalto. “A via era ruim. O asfalto era uma negação. Agora, depois que chegou esse asfalto, melhorou muito. Está uma beleza, está um tapete”, disse.
Segundo Dora de Sousa, uma das líderes comunitárias do bairro, a transformação foi significativa. “Dá para andar a pé, de skate, bicicleta, moto, carro, está no tapete. Valeu, Prefeitura”, comemorou.
Para David Col Debella, o investimento nos bairros é uma mostra de que a Prefeitura de São Luís investe fortemente para trazer melhorias na vida de quem mais precisa. “Mais do que uma obra de pavimentação, entregamos mobilidade urbana e qualidade de vida. Seguiremos com o cronograma do programa Asfalto Novo para atender outras comunidades de São Luís”, garantiu o titular da Semosp.
Melhorias para a comunidade
A intervenção vai beneficiar centenas de moradores e motoristas, já que o trecho dá acesso direto à Avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do Elevado da Cohab, facilitando a ligação com bairros como Bequimão, Pedra Caída, Cruzeiro do Anil e Piquizeiro.
Além do asfalto novo, a Prefeitura de São Luís entregou outras obras na região do Novo Angelim. A quadra do Ipem Angelim recebeu cobertura, novo piso, pintura, alambrado e rede de proteção. A Praça do Angelim foi revitalizada com execução de piso, área para food trucks, playground, academia ao ar livre, itens de acessibilidade, pintura e paisagismo. Já a quadra do Angelim ganhou cobertura, novo piso, pintura, alambrado e rede de proteção.
Também estiveram presentes na solenidade de entrega Liana Matos, secretária municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo (Semgop), Rafael Lima, secretário municipal de Comunicação (Secom), Leilane Alves, secretária-adjunta da Semosp, Felipe Mussalém, presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Victor Cunha, diretor da Blitz Urbana, João Francisco Leitão, Subprefeito da Zona Rural, e João do Som, suplente de vereador.