
A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta segunda-feira (2), na sede da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), a missão técnica para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).
A atividade marca o início dos trabalhos presenciais do programa federal coordenado pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. São Luís foi contemplada pelo Governo Federal para participar do programa, que tem como objetivo apoiar os municípios na identificação, análise e gestão de riscos naturais e socioambientais, especialmente os de natureza geológica e hidrológica.
Durante a missão, que vai até esta quarta-feira (4), estão sendo realizadas reuniões de alinhamento institucional e visitas técnicas a campo, conduzidas pela consultoria especializada contratada pelo Governo Federal.
Segundo a secretária da Semispe, Verônica P. Pires, a missão técnica representa um passo estratégico para o fortalecimento do planejamento urbano e da prevenção de riscos na capital maranhense.
“Os trabalhos do Plano Municipal de Redução de Riscos, reunindo diversas secretarias e órgãos municipais, demonstram o compromisso da Prefeitura com uma atuação integrada e baseada em dados técnicos. Com o apoio do Governo Federal, vamos avançar no mapeamento das áreas de risco e na definição de ações mais eficazes para proteger a população e tornar a cidade mais resiliente”, destacou.
A ação reúne, além da Semispe, representantes das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan); Segurança com Cidadania (Semusc); Urbanismo e Habitação (Semurh); Obras e Serviços Públicos (Semosp); Meio Ambiente (Semmam); Criança e Assistência Social (Semcas); e ainda o Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid).
O PMRR
O Plano Municipal de Redução de Riscos é um instrumento estratégico de planejamento urbano e ambiental que permite mapear áreas de risco, classificar níveis de vulnerabilidade e definir intervenções prioritárias para proteção da população.
A iniciativa fortalece a integração entre órgãos públicos, amplia a produção de dados técnicos e contribui para a formulação de políticas públicas voltadas à prevenção de desastres e ao aumento da resiliência urbana de São Luís.