
Em uma noite marcada pela ampla presença da comunidade, foi assinada, nesta sexta-feira (17), a ordem de serviço para a completa revitalização da praça e da quadra poliesportiva do bairro Santa Cruz. A obra será executada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Braide parabenizou os moradores por manterem a praça arborizada e garantiu que o espaço será reestruturado para melhor atender à comunidade, com a preservação das árvores existentes.
“Há bairros nos quais já entregamos praças que, simplesmente, não tinha uma árvore e a Prefeitura precisou revitalizar o espaço e plantar mudas para começarem a crescer e, depois de grande, fazer sombra. Mas, no Santa Cruz, os moradores deram exemplo: são várias árvores plantadas e cuidadas. Por isso, parabenizo toda comunidade por ter tido essa preocupação e esse sentimento de pertencimento, fazendo com que cuidassem de um local que é de todos. Vamos fazer um trabalho de revitalização desse espaço, conservando as árvores que já existem, contemplando os comerciantes que já trabalham na área, garantir o lazer para crianças e famílias; além da prática de exercício físicos e do esporte, pois também teremos uma quadra poliesportiva coberta para a comunidade”, enfatizou o prefeito Eduardo Braide.
A obra conta com investimento total de R$ 1.561.656,23, proveniente de recursos próprios da Prefeitura de São Luís, e tem prazo de entrega de 90 dias. O local, que será completamente reestruturado, contará com espaço para food trucks, dois playgrounds (um em cada lado da praça), academia ao ar livre, área para caminhada em seu entorno, iluminação em LED, além de uma quadra totalmente reformada e coberta, garantindo a prática esportiva durante o dia e à noite, em períodos de chuva ou de tempo seco.
“Quando a gente chega em um espaço como este, percebemos o quão bonito que vai ficar esta praça. Vamos fazer tudo novo, aproveitando a arborização já existente, para oferecer benefícios para a comunidade, ofertando melhor qualidade de vida, com um local no qual as pessoas possam confraternizar, praticar exercícios físicos. Tudo isso, a partir de uma obra que será realizada, com qualidade de serviços, tal como a prefeitura já vem fazendo em toda cidade e entregando para população” , garantiu o secretário de Obras e Serviço Públicos, David Col Debella.

O espaço seguirá o mesmo padrão dos projetos de reestruturação e construção de praças e quadras, já entregues pela atual gestão. São iniciativas de urbanização e paisagismo que vêm transformando ambientes precários — antes utilizados como depósitos irregulares de lixo ou considerados inseguros — em locais que oferecem benefícios para a população. Em todos esses projetos, o paisagismo é cuidadosamente trabalhado, refletindo a preocupação com uma cidade mais arborizada e sustentável.
“Nas revitalizações e construções das praças, fazemos o levantamento antes de todas as espécies arbóreas do local e o projeto de arquitetura é feito em cima das árvores que já existem. Nós, na verdade, não tiramos nenhuma já plantada, a não ser que tenha alguma patologia ou apresente risco iminente de queda. Caso contrário, todas permanecem. E aí fazemos também a junção com os ornamentais, que são as guarás, aquelas plantas de coloração roxa, que é possível ver nas obras já entregues como as do trânsito livre, a grama amendoim, que é aquela amarela, mantendo sempre o padrão de cores também: o roxo, o amarelo, o verde, constante da gestão”, explicou o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Walber Filho.
BENÉFICOS E EXPECTATIVAS
A notícia da revitalização da praça e da quadra do Santa Cruz, cuja obra teve início logo após a assinatura da Ordem de Serviço, nesta sexta-feira (17), gerou entusiasmos e grande expectativa para os moradores e comerciantes da região.
Kátia Regina Cabral Mendes nasceu e foi criada no Santa Cruz. Ela é filha da Maria Mendes, de 79 anos, uma das moradoras mais antigas do bairro e falou do quanto esperavam por esta obra.
“Esta era uma obra muito esperada pela comunidade. É muito gratificante receber esta notícia. A praça está muito desestruturada, precisando desta reforma. É muito satisfatório saber que agora teremos uma praça maravilhosa para nosso lazer”, disse Kátia Mendes.
O senhor Salazar Sousa também é morador antigo da localidade e disse jogar vôlei no espaço, antes mesmo de ser uma praça. Ele contou que recebeu com muita satisfação a notícia da obra.
“Esta foi a melhor notícia que nós recebemos, nos últimos anos. Eu estou aqui desde 1981, então há muito tempo que nós não tínhamos uma reforma tão profunda. É uma obra de qualidade. Não é uma obra qualquer. Além de nos proporcionar um local para lazer, esportes é melhor qualidade de vida, esta obra vai até mesmo valorizar nossas casas; além dos negócios do entorno, que serão beneficiados. Cada pessoa será contemplada de alguma forma com a grandiosidade desta obra. Esta praça aqui é uma das maiores de São Luís”.
“Eu trabalho há mais de 30 anos aqui. É uma alegria receber esta notícia. Nós estamos vendo o trabalho que está sendo realizado na cidade pelo prefeito e tenho certeza que nossa praça vai ficar linda”, disse a vendedora de lanches, do entorno da praça, Silvia Tereza Pinheiro Cardoso.
Matheus Aguiar Ferreira, também, tem um estabelecimento comercial, há cinco anos, na localidade.
“A praça em si vai ser um grande presente para todos nós, moradores e comerciantes que já trabalham dentro do Santa Cruz. E é com muita alegria que a gente recebe esta notícia. Vamos ter mais fluxo de pessoas, conhecendo o nosso bairro e impulsionar mais nossas vendas e negócios”, concluiu Matheus Aguiar.