A música nordestina ecoou em alto e bom som na noite de sábado (20) na Cidade da Alegria, ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande (Centro Histórico).
A Prefeitura de São Luís convidou Andrezinho, Elba Ramalho, Nando Cordel e Alceu Valença para subirem ao palco em mais um dia de homenagens aos 413 anos da capital do bumba meu boi.
Neste domingo (21), os ludovicenses serão brindados com uma noite dedicada ao rock, samba rock e MPB, reunindo as bandas Vertigo, Blitz, Jota Quest e Seu Jorge.
O maranhense Andrezinho foi quem abriu a noite de sábado (20) com muita desenvoltura e talento. Sanfoneiro da nova geração, ele agradou em cheio ao público e recebeu muitos elogios também de quem assistia à festa pelo canal da Prefeitura no YouTube.
O músico ainda chamou ao palco outros artistas de sua família para tocar com ele. O encontro foi um momento bastante aplaudido.
“Muito bom poder me apresentar aqui nesta festa e ainda chamar familiares e conterrâneos para se apresentarem comigo. Um evento muito legal e que reúne artistas maravilhosos dos quais eu sou fã, como é o caso de Elba Ramalho”, disse Andrezinho.
Nando Cordel foi a segunda atração. A arena já estava tomada por fãs que se dirigiram à Cidade da Alegria para ouvir uma das mais lindas vozes brasileiras. Nando cantou as clássicas e inesquecíveis de seu vasto repertório. Ele entoou, por exemplo, “Você endoideceu meu coração”, “Doida pra te amar” e “Enfeitiçou meu coração”. O pernambucano ainda chamou Andrezinho ao palco para cantar em dueto com ele.
O maranhense, mais uma vez, deu um show na interpretação e na sanfona. Ao término da parceria, Nando ainda disse que poderia até escrever uma canção especialmente para o maranhense. O público agradeceu com muitas palmas.
Alceu Valença
Quem entrou na sequência foi Alceu Valença, com toda a sua energia nordestina. O público cantou com ele em uníssono, como durante a canção “Girassol”.
A mais esperada, no entanto, era ‘Morena Tropicana’, praticamente um hino da carreira do pernambucano de São Bento do Una. Essa também foi a música citada pelo prefeito Eduardo Braide quando da apresentação do artista, ao lado de Graziela Braide.
“Graziela é a minha morena tropicana”, brincou o gestor, recebendo os aplausos do público.
“Que coisa maravilhosa poder comemorar os 413 anos de São Luís. Viemos bem ensaiados, com a banda bem preparada. Tenho muitas lembranças boas desta cidade e agora estou voltando, esperando não demorar para retornar”, disse Alceu Valença, antes do show
Elba Ramalho
A paraibana Elba Ramalho fechou a noite. A artista surgiu com um figurino brilhante na cor azul e usando um chapéu de vaqueiro verde. Ela disse ao público que entrou com o chapéu para homenagear São Luís.
A cantora cantou as suas mais emblemáticas canções, inclusive algumas que foram temas de novelas, e fez um São João fora de época na Cidade da Alegria. Canções como “Festa do Interior” e “Eu só quero um xodó” entraram no repertório.
“As lembranças do show que fizemos aqui no São João são as melhores possíveis e ficaram na memória. Eu estou muito honrada em poder voltar aqui para comemorar o aniversário de São Luís. Desejo à cidade muito sucesso e progresso, paz e bem para todos os seus moradores”, desejou Elba Rabalho.
Segurança, descontração e alegria
A Cidade da Alegria foi sendo tomada aos poucos pelo numeroso público, que curtiu a festa com muita segurança, descontração e alegria. Pessoas de todas as idades queriam prestigiar a noite nordestina e cortejar artistas da melhor estirpe. Muita gente levou cadeiras para poder acompanhar tudo com conforto.
Joana e Joaquim Lima, casados, moradores da Madre Deus, acompanharam as apresentações sentados e bebendo cerveja.
“Nós adoramos todos os cantores que estão aqui essa noite. Temos histórias lindas com as músicas deles. Já não se fazem mais artistas como esses. Tudo mudou e só fica a saudade do tempo bom que passou”, disse Joaquim.
A psicóloga Marta Oliveira foi com a família, formada por irmãos, tios e até um filho de colo. Ela disse que era sua programação mais esperada.
“Viemos da Cidade Operária especialmente para esses shows. Isso está programado desde que foi anunciado. Nós organizamos tudo e está maravilhoso aqui. Tudo tranquilo. Todo mundo curtindo sem problema nenhum. Minha filha já tinha vindo no dia do sertanejo e disse que dava para trazer meu filho pequeno tranquilamente, e aqui está ele”, contou Marta.