A segunda parcela do Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU 2025, tem vencimento previsto para a próxima quinta-feira (7). Os dados para pagamento da parcela estão disponíveis no portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).
Para emitir o boleto e efetuar o pagamento, é necessário apenas o CPF do proprietário do imóvel ou a inscrição imobiliária. O cidadão também poderá se dirigir a um dos postos de atendimento da Semfaz e solicitar a guia para pagamento do IPTU 2025.
O IPTU, é um dos principais impostos cobrados pelo Município e o arrecadado com o imposto é revertido em diversas áreas como infraestrutura, saúde, coleta de lixo, entre outras necessidades.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão Tributária, Monique Bragança, a arrecadação é resultado de um trabalho minucioso realizado por áreas estratégicas da Semfaz que atuaram nas atividades para o lançamento efetivo do IPTU 2025.
“No que se refere ao pagamento à vista do IPTU 2025, observamos um incremento na arrecadação em relação a 2024. Entendemos que o crescimento é resultado direto do aumento de ações de divulgação do lançamento e vencimento do IPTU, mas também é reflexo indireto das ações de melhoria do cadastro, com a atualização de dados do contribuinte, e ações de cobrança do Município, por meio principalmente do protesto extrajudicial”, afirmou a secretária adjunta, Monique Bragança.
Atendimento
O contribuinte com dúvidas, dificuldades para emissão de guias ou verificação de débitos anteriores e até mesmo recuperação de dados para o acesso ao sistema deverá entrar em contato com a Central de Atendimento que está disponibilizando diversos contatos de WhatsApp e e-mail.
Os contatos disponíveis são (WhatsApp e/ou e-mail): (98) 99114-9142. E-mail: [email protected].
Caso o contribuinte prefira o atendimento presencial, a Semfaz também conta com postos de atendimento ao contribuinte descentralizados que funcionam em horário estendido e também aos finais de semana. Nessas unidades o cidadão tem a opção de emitir as guias de pagamento do IPTU 2025.