Nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Palácio La Ravardière, a Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) promoveu mais um treinamento voltado à Inovação e Transformação Digital, qualificando servidores da Prefeitura de São Luís.
Dessa vez a formação contou com a presença de Marcelo Facchina, executivo de Cidades Inteligentes do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Vitor Antunes e Iara Negreiros, da empresa SPIN Soluções Públicas Inteligente, que auxiliaram os técnicos das secretarias na consultoria técnica.
“Essa etapa de escuta com cada secretaria é muito importante para que a gente tenha um retrato real de como a prefeitura, como um todo, vai precisar demandar para que a gente consiga buscar soluções e financiamentos para as políticas públicas do município de São Luís”, ressaltou a secretária da Semispe Verônica P. Pires.
A capacitação abordou quatro eixos prioritários: Infraestrutura Digital, Mudanças Climáticas e Mobilidade, Modernização de Áreas Centrais e Estratégia de Inovação. Todas essas temáticas foram abordadas com os pontos focais de todas as secretarias e autarquias que integram a Prefeitura de São Luís.
“Aqui os servidores têm a oportunidade de discutir os temas relevantes de cidade inteligente e formular propostas de projetos”, explicou Vitor Antunes.
Pela primeira vez em São Luís, o executivo de cidades inteligentes do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, Marcelo Facchina, ressaltou a importância desse bootcamp para a transformação digital na cidade.
"Essa é uma metodologia que nós desenvolvemos com diversos parceiros para identificar o projeto relacionado a cidades inteligentes e a transformação digital dos municípios”, disse.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de São Luís reafirma seu compromisso com a inovação e a modernização da gestão pública. A expertise compartilhada pelos especialistas do CAF e da SPIN não apenas capacita os servidores, mas também impulsiona projetos estratégicos que transformarão a cidade, garantindo mais eficiência e qualidade de vida para a população.