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Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV)
Atualizado em: 06/07/2025 às 11h57
Atribuições
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Secretário SEMGOV

Secretário Municipal de Governo:

Emilio Carlos Murad

Sobre a Secretaria Municipal de Governo

A Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV) em São Luís, Maranhão, é responsável por coordenar as relações com o Chefe do Poder Executivo Municipal e prestar assistência pessoal e imediata. Ela também formula e promove ações políticas relacionadas com a administração municipal

Atribuições da Secretaria

A Secretaria Municipal de Governo, subordinada diretamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, tem por responsabilidade as funções vitais e suas afins:

  •   assessorar o Chefe do Poder Executivo na formulação e implementação de políticas públicas pertinentes à sua área de competência;
  •  redigir, fazer publicar e expedir os atos do Prefeito;
  • preparar, distribuir, controlar e arquivar documentos de interesse do Prefeito; organizar a agenda do Prefeito;
  • organizar e executar os serviços de cerimonial do Prefeito;
  • recepcionar e orientar os visitantes que se dirijam ao Gabinete;
  • organizar e executar os procedimentos necessários à segurança do Prefeito;
  • incentivar, apoiar e articular ações direcionadas a obter maior participação e integração da juventude aos dinâmicos processos políticos, econômicos e sociais, no âmbito do Governo Municipal;
  • promover ações relacionadas com o alistamento militar no Município;
  • aprimorar os procedimentos de gestão orçamentária do Município, com ênfase na otimização dos recursos e qualificação dos gastos;
  • zelar, em sua esfera de competência, pelo fiel cumprimento da legislação vigente sobre gestão fiscal;
  • prestar, sempre que solicitado, informações à Controladoria Geral do Município, zelando pelo cumprimento das normas dela emanadas;
  • organizar e administrar os serviços de informática da Secretaria, observadas as diretrizes emanadas do Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia;
  • elaborar o Plano de Trabalho Anual e avaliar, mensalmente, os resultados e emitir os relatórios pertinentes;
  • promover o intercambio de informações entre órgãos e entidades do Governo Municipal e dos Governos Estadual e Federal;
  • elaborar planos e programas de educação continuada voltados para o desenvolvimento e valorização dos seus servidores;
  • manter e conservar os bens móveis e imóveis sob sua guarda;
  • cumprir as normas emanadas da Secretaria Municipal de Administração relativo a tombamento, registro e inventário de bens móveis e imóveis sob sua guarda;
  • assegurar a transparência das ações do Governo Municipal;
  • identificar oportunidades de atuação conjunta do Município de São Luís com outros do Estado do Maranhão e com outras esferas de governo, visando à elevação a qualidade de vida população;
  • propor a celebração de convênio e contratos de cooperação com órgãos e entidades de outras esferas de governo e com entidades não-governamentais;
  • desempenhar outras atividades afins.
Secretário Adjunto

Secretária Adjunta de Governo:

Denise Ribeiro Gasparinho Duailibe Costa