A Fundação Municipal do Patrimônio Histórico de São Luís – FUMPH, criada pela Lei Municipal nº 4.493, de 8 de julho de 2005, alterada pela Lei nº 4.859, de 4 de setembro de 2007, tem a missão de desenvolver ações relativas à preservação, salvaguarda, promoção e fomento do patrimônio cultural de São Luís.
A criação da Fundação e a sua continuidade ao longo desses anos mostra a importância adquirida pelas ações de preservação e valorização do Patrimônio Cultural em âmbito municipal. Essas ações estão entre as estratégias centrais da Prefeitura de São Luís para a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade, em conformidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de número 11.4, que ressalta a importância de fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.
Imbuída do propósito de valorizar o patrimônio cultural considerando suas dimensões simbólica, imaterial, material e territorial, a Fundação desempenha um papel crucial na preservação e salvaguarda da rica herança cultural da capital maranhense.
Para isso, a Fundação atua cotidianamente com o propósito de criar uma relação com a sociedade por meio de diálogo constante e ações concretas, valendo-se de uma atuação técnica em busca da excelência na prestação de serviços e na execução das atividades cotidianas, a partir do estabelecimento de organização da gestão interna para melhoria de processos de trabalho, rotinas operacionais e maior eficiência, eficácia e efetividade no serviço público.