Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeito Eduardo Braide forma 138 novos guardas municipais para reforçar a segurança em São Luís

01/11/2023 16h50 - Atualizada em 11/11/2023 14h03

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta quarta-feira (1º), da formatura dos novos 138 guardas municipais de São Luís. O evento, realizado no Parque do Bom Menino (Centro), foi conduzido pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e é um marco na ampliação do efetivo da Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís, reforçando o compromisso da administração municipal com a segurança da capital.

“Hoje é um dia muito importante para a Guarda Municipal que ganha um importante reforço com a incorporação de 138 novos profissionais. Os novos integrantes já estão aptos a ir para às ruas, garantir a proteção patrimonial e da população de São Luís. São homens e mulheres que se dedicarão a fazer um trabalho pautado na ética e nos valores que norteiam nossa Guarda Municipal”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Com os novos membros, a Guarda Municipal de São Luís passa a contar com um efetivo de 560 guardas, que vão ajudar nas ações de segurança pública no Município, trabalhando em conjunto com as polícias Civil e Militar.

"Esta parceria com as polícias Civil e Militar, bem como com todos que compõem o sistema de segurança pública, resulta em ações mais eficientes e de alta qualidade à população da nossa capital", completou o prefeito Eduardo Braide.

O novo efetivo, fruto do concurso público realizado em 2022, desempenhará um papel fundamental no reforço das operações de prevenção e repressão de crimes contra bens, serviços e instalações, além de resguardar a segurança dos cidadãos em espaços onde o efetivo atua.

Os novos guardas municipais já nomeados passaram por uma série de etapas de qualificação, incluindo o Curso de Formação ministrado na Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol/MA). No decorrer do Curso de Formação, os alunos receberam instruções tanto nos aspectos teóricos, quanto práticos, e participaram de treinamentos operacionais na Reserva do Itapiracó, Praia do Olho d’Água, Parque do Rangedor, entre outros.

Além disso, esses novos integrantes da Guarda Municipal também desempenharão um papel crucial na ampliação das atividades de segurança em vários pontos estratégicos de São Luís, incluindo os cinco terminais de integração, os postos de guarda-vidas nas praias da Ponta d’Areia e Olho d’Água, bem como a Banda de Música, entre outras atribuições fundamentais para o bem-estar da população.

Reforço

O secretário da Semusc, Marcos Affonso, lembrou da realização do sonho de um concurso para a categoria que já se arrastava há anos e exaltou o modelo de gestão do prefeito Eduardo Braide.

“Após 16 anos sem concurso público, agora temos um avanço muito grande na área de segurança pública municipal. Estes novos integrantes estão vindo preparados e, com certeza, vão trazer bem-estar e segurança para a população. Isto demonstra o compromisso do prefeito Eduardo Braide com a melhoria dos serviços públicos na nossa cidade", disse o titular da Semusc.

Para o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, “a formatura desses novos guardas marca não apenas o crescimento do nosso efetivo, mas também a renovação do nosso compromisso com a segurança da cidade. Estamos orgulhosos de receber esses profissionais em nossa equipe e confiantes de que eles desempenharão um papel fundamental na proteção e bem-estar dos cidadãos".

Os guardas municipais recém-formados, Joerbson Almeida Rodrigues, 33 anos, e Thacila Ribeiro, 28 anos, compartilharam suas emoções ao ingressar na corporação.

“Este é um momento especial em nossas vidas, e também dos nossos familiares. É muito gratificante e eu estou sem palavras, só felicidade', contou Joerbson.

“Agora fazemos parte da Guarda Municipal de São Luís e estamos muito felizes por isso. Vamos trabalhar com dedicação, determinação e honra para fortalecer a segurança municipal", acrescentou Thacila.

A Banda de Música da Guarda Municipal recepcionou os convidados. A formatura contou com a presença da vice-prefeita, Esmênia Miranda; do procurador do Município e membro da Comissão Permanente de Concurso Público, Alex Rahbani; o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando Queiroz; subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Maranhão, coronel Nilson Marques; do comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Ilmar Gomes; representante do Grupo Mateus, Lucas Ferreira Carvalho; supervisor de Segurança da Alumar, Aníbal Gadelha, no ato representando o supervisor de Relações Governamentais, Flávio Lima; do secretário adjunto e da corregedora da Semusc, Antônio Roberto e Cristina Menezes, respectivamente; da auditora do Estado, Iara Coutinho; e o coordenador da Romu, Nunes Filho.