Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Secretário

Marcos José de Moraes Affonso Júnior

Marcos José de Moraes Affonso Júnior nasceu em Belém, no Estado do Pará. Formado em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama), decidiu estudar para o concurso público da Polícia Civil do Maranhão. Aprovado no certame para o cargo de delegado, começou sua carreira policial em 1998 na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). No ano seguinte, trabalhou na Comissão de Combate ao Crime Organizado. Em 2001, iniciou na Delegacia de Combate aos Entorpecentes (Denarc), para, em seguida, tornar-se o primeiro delegado regional de Açailândia.

Em 2003, trabalhou na Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), passando pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e Delegacia Geral Adjunta. Em maio de 2014, tornou-se secretário estadual de Segurança Pública, onde se destacou pelas iniciativas importantes que tomou para aperfeiçoar o patrulhamento ostensivo e preventivo no Maranhão. Também foi presidente da Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol) por dois mandatos. E atuou na Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), onde investigou e elucidou vários casos complexos.

Casado e pai de dois filhos, recebeu os títulos de Cidadão Ludovicense e Cidadão Maranhense. À frente da Semusc, Marcos Affonso pretende realizar uma grande evolução em prol da sociedade, para que a Guarda Municipal de São Luís (GMSL) fique cada vez mais fortalecida, assim como a Defesa Civil do Município, a Banda de Música da GMSL e o Corpo de Guarda-Vidas. Seu objetivo é oferecer um serviço de qualidade à população, buscando, sempre, os máximos resultados a partir da produtividade e eficiência.

Sobre a Secretaria

APRESENTAÇÃO

Desde a sua criação, em 06 de julho de 1989, através da Lei nº 2.968, alterada pelas Leis nº 4.616, de 19 de junho de 2006, nº 4.818 de 19 de julho de 2007, nº 4.990, de 04 de julho de 2008, nº 5.077, de 27 de abril de 2009 e nº 5.508, de 01 de setembro de 2011, a Secretaria de Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC) tem formulado, implementado e avaliado políticas de proteção social, prevenindo, proibindo, inibindo e restringindo comportamentos sociais desviantes que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais, vigiando e protegendo o patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental, adotando medidas educativas e preventivas, além de mitigar as ocorrências de óbitos nos cenários de desastres, corroborando para o reestabelecimento da normalidade em tais cenários, promovendo a preservação da vida de seus munícipes.

Endereço: Avenida dos Franceses, n° 5, Caratatiua, São Luís/MA. CEP: 65036-281
Fones:   (98) 3212-8474
E-mail:    gabsemusc@gmail.com
Site:    www.saoluis.ma.gov.br