Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeitura de São Luís incentiva produção de pescados com ação na Zona Rural

13/12/2023 17h03 - Atualizada em 18/12/2023 16h11

Com a intenção de promover e divulgar a produção de pescados de piscicultores da Zona Rural, a Prefeitura de São Luís, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realiza o Dia de Campo, neste sábado (16), às 9h, na Piscicultura Firmino Ferreira, localizada no Polo Anajatiua. Na ocasião, será lançado o primeiro Festival da Tilápia e Tambaqui.

O festival, que deve acontecer próximo ano, visa incentivar a produção de pescados na Zona Rural e o Dia de Campo é uma prévia do evento, onde os piscicultores receberão capacitação técnica e gerencial.

"Com o Dia de Campo, os piscicultores vão ter a oportunidade de se capacitarem para gerenciar seu negócio e também se prepararem para o festival, que será uma vitrine importante de valorização da produção familiar e resgata, também, os costumes de cada comunidade participante, além de mostrar a capacidade de abastecer o mercado local, especialmente feiras de bairro e mercados municipais", assegurou o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão.

A programação do Dia de Campo contará com palestras como "Licenciamento ambiental e outorga do direito de uso de água para pisciculturas”; “Boas práticas de conservação e Selo de Inspeção Municipal para Pescados”; “Melhoramento da qualidade da água de pisciculturas com o uso de probióticos” e “Plano Safra da Agricultura Familiar”. Também haverá orientações sobre linhas de crédito do Agroamigo (BNB).