Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeitura de São Luís pretende incrementar a produção de farinha com casa itinerante experimental

10/01/2024 18h43 - Atualizada em 18/01/2024 14h44
Secom

A Prefeitura de São Luís apresentou, em caráter experimental, nesta quarta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a Casa de Farinha Itinerante. O experimento deve ser utilizado para incrementar as capacitações dos mandiocultores do Corredor da Mandiocultura, programa desenvolvido há dois anos pela gestão do prefeito Eduardo Braide.

"Com o experimento Casa de Farinha Itinerante, a capacitação dos mandiocultores será mais eficaz, pois representa o desenvolvimento da cadeia por completo. É orientação do prefeito Eduardo Braide melhorar cada vez mais a qualidade da farinha dos produtores do Corredor da Mandiocultura, agregando cada vez mais valor à produção", pontuou o secretário municipal da Semapa, Liviomar Macatrão, ressaltando que o experimento deverá passar por análise de viabilidade, que deve ser feita pelos técnicos da Semapa. 

Casa de farinha

O equipamento Casa de Farinha Itinerante foi desenvolvido por Marcone Ribeiro, que tem formação em Engenharia Mecânica (Uema) e Permacultura (Universidade do Chile).  

"O equipamento foi desenvolvido em seis meses, entre análise e fabricação, e pretende automatizar o trabalho da casa de farinha modernizando o processo", explica Marcone Ribeiro.

Com dimensões de 2,40m x 3,80m e fabricado em aço, o equipamento promete produzir 250 kg de farinha por hora.

Ele desenvolve todos os processos realizados pela casa de farinha tradicional: lava, descasca, rala, prensa, peneira e torra, mas de forma automatizada. Tem capacidade de lavar e descascar 400 kg por hora de mandioca, prensar 150kg/ por hora e triturar 1.500kg também em uma hora. 

É a modernização que anima o líder comunitário Francisco Silva, do assentamento Gisele, Zona Rural de São Luís. Ele herdou a tradição de fazer farinha dos pais e acredita que automatizar o processo pode melhorar o trabalho. 

"O agricultor precisa de um equipamento que reduza o esforço físico, saindo da produção arcaica, onde a lida é muito pesada e com isso até ajudar a família a se perpetuar no campo e manter viva a tradição", explica Francisco Silva.

Participaram do evento, para conhecer o equipamento, representantes de órgãos ligados à agricultura do estado, secretários de agricultura de outros municípios e o vice-prefeito de Matinha, Norlon Silva.