Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Produtores da Zona Rural de São Luís participam da Primeira Rodada de Negócios da Abrasel 2024

26/02/2024 16h01 - Atualizada em 01/03/2024 15h16

Os produtores da Zona Rural de São Luís participam, nesta terça-feira (27), da Primeira Rodada de Negócios 2024 da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que acontece na praça de alimentação do Golden Shopping, no bairro Calhau, das 19h30 às 22h. O evento tem apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

A iniciativa representa também o fortalecimento da agricultura familiar local. Entre os produtos que serão disponibilizados estão: abóbora, acerola, alface, banana, batata doce, cheiro verde, couve, feijão, feijão verde, jongome, limão, macaxeira, mamão, manga, maxixe, mel, mesocarpo, milho, verde, pepino, pimentinha, quiabo, rúcula e vinagreira.

"A rodada de negócios é uma oportunidade para nossos produtores exporem seus produtos para donos de restaurantes e bares e assim criarem um canal direto de comercialização com os empresários", explica o secretário municipal da Semapa, Liviomar Macatrão.

Três comunidades da Zona Rural de São Luís participam deste momento, que faz parte de um projeto maior.

"A Prefeitura de São Luís, por meio da Semapa, vai lançar o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar - Produtos de São Luís, que tem a intenção de garantir a compra direta de produtos produzidos pelos agricultores de São Luís ou suas organizações sociais rurais", destacou o secretário.

O objetivo é que, com o selo Produtos de São Luís, o feirante e o consumidor final possam ter a certeza de que vão receber um produto seguro e de qualidade, que garante maior durabilidade, menos perdas e principalmente segurança alimentar da população.

O "Produtos de São Luís" vai impactar positivamente na vida dos agricultores com maior produtividade na produção agrícola e extrativista, geração de trabalho e renda, movimentação economia local, espaço alternativo de comercialização de produtos da agricultura familiar, além da ampliação da visibilidade destes produtos.