Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura leva alegria para Cidade do Carnaval e Madre Deus no Sábado Gordo

11/02/2024 14h47 - Atualizada em 14/02/2024 16h52

A mistura de ritmos e a riqueza das manifestações culturais maranhenses marcaram a programação da Prefeitura de São Luís no Sábado Gordo de Carnaval (10). A festa foi realizada nos circuitos da Cidade do Carnaval e da Madre Deus, onde a alegria foi garantida por pessoas da comunidade e de outros bairros da capital.

Na Cidade do Carnaval, a programação, que avançou até o início da madrugada, terá continuidade neste domingo (11), tendo como uma das atrações mais esperadas a banda baiana Olodum, que deve subir ao palco por volta das 19h.

A movimentação de foliões na Cidade do Carnaval começou às 19h. No Afro Palco Multicultural, houve apresentação de grupos de tambor de crioula e do bloco afro Africanidade.

O público também passou pelo Espaço Reggae, onde DJs do gênero comandaram a noite. Na Tenda Hot Space, o tom foi dado pelo DJ Pulga e pela equipe Hot Mix, que também se apresentou sobre trio, formando um bloco dos adeptos das músicas do túnel do tempo.

Os foliões ainda curtiram a programação com o DJ João Marcus, o bloco tradicional da APAE, o bloco Confraria do Copo (originário da Vila Gracinha) e a Banda Escangalhada. O público ainda correu atrás do trio elétrico com a turma do bloco capitaneado pelo projeto Gdam, exaltando o ritmo que encanta a massa regueira o ano inteiro.

No palco principal, quem segurou a peteca foi a banda Forró Estourado, o Grupo Lamparina e os DJs Arsênio Filho e Wolf.

A banda Forró Estourado, por exemplo, que retornou à agenda cultural no ano passado, depois de uma pausa nos trabalhos, começou a apresentação por volta das 20h e surpreendeu o público com um show bastante animado e dançante.

O novo vocalista, Maykow Castro, conhecido como “Doidim de Mossoró”, agitou a plateia e provou sua alta sintonia com o forró e, mais ainda, sua capacidade de adaptar o repertório dentro da proposta carnavalesca.

O show no embalo do forró incluiu alguns sucessos nas vozes de diversos artistas. Maykow Castro prestou homenagem à apresentadora Xuxa, cantando ‘Ilariê’ e fazendo o público cantar com ele um dos hinos da década de 1980.

Outra reverência foi para a Turma do Balão Mágico, com ‘Superfantástico”, também da década de 1980. Maycow, que recebeu muitos elogios pelo entusiasmo no palco, já passou por bandas conhecidas como Saia Rodada, Forró dos Plays e Casadões.

“Obrigado, São Luís. Que festa linda! Não quero ver ninguém parado aí embaixo”, convidava o artista.

O Grupo Lamparina, bastante conhecido pelo projeto alegre, colorido e que se rende principalmente à música maranhense, foi a última banda a se apresentar no palco principal.

Formado apenas por mulheres nos vocais, o grupo entregou uma apresentação contagiante e teatralizada, com bailarinos usando fantasias do Carnaval maranhense. Regina Oliveira, uma das vocalistas, contou que Lamparina tem várias composições próprias, entre elas, uma música que sugere a mistura de cacuriá com carimbó, dois ritmos característicos do Brasil, sendo um da região Nordeste e o outro da região Norte.

“A gente gosta de fazer essa mistura de ritmos, mas sempre colocando a música maranhense em primeiro plano. Nossas apresentações são completamente voltadas para a nossa cultura e destacando os compositores maranhenses. Nossa intenção é única e exclusivamente mostrar a potência dos talentos da nossa terra e as nossas tradições culturais. Estamos muito felizes por termos recebido esse convite da Prefeitura de São Luís para abrilhantar este Sábado Gordo de Carnaval”, disse Regina Oliveira.

Madre Deus

Na Madre Deus, houve cortejo de tribos de índios no canto da Vila Gracinha, bem como apresentação da bateria da Turma do Quinto e desfile de blocos tradicionais. Um dos pontos altos foi a apresentação da banda Mixiricu, que apresentou repertório animado e conhecido do público.

Quem foi, aplaudiu. “Muito bom quando recebemos uma banda que quando começa a tocar, você não quer parar de dançar. É o caso dessa que está se apresentando. Bom demais!”, disse Marlene Pereira, que mora na Rua do Norte, bem próximo à Vila Gracinha.

A festa na Madre Deus englobou o Ponto de Fuga, no Largo do Caroçudo, onde as atrações começaram por volta das 18h, com grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais, a banda Fábio Alta Tensão, o bloco do Azedinho e a Bicicleta do Samba.
Domingo Gordo

Na noite deste domingo (11), a Cidade do Carnaval receberá um convidado muito especial e expressivo. A banda Olodum, que está festejando 45 anos de história, vai erguer seus tambores em direção ao céu ludovicense, sacudindo o público que estiver posicionado na arena de apresentações e seu entorno.

O Olodum trabalha este ano o tema “Wodaabe: O Povo do Sorriso – Uma História de Beleza e Diversidade”, falando de nômades africanos tendo como tradição o protagonismo feminino.

Na Madre Deus, o público terá a opção de se divertir em frente ao palco da Vila Gracinha ou ao palco armado no Largo do Caroçudo, onde a movimentação deve começar por volta das 17h, encerrando após a meia noite.