Secretaria Municipal de Cultura

Equipamentos Municipais de Cultura

Galeria Trapiche Santo Angelo

A Galeria Trapiche tem como objetivo proporcionar aos artistas um espaço livre para expor sua arte, possibilitando aos convidados e ao público em geral enriquecimento e fruição cultural. Tem como missão a formação, fomento e disseminação das artes visuais em São Luís. Além disso, oferece ao público uma programação de cursos, oficinas, visitas monitoradas, lançamento de livros, espetáculos artísticos e exposições, com o objetivo de fomentar questões culturais e sociais a partir do que é produzido no Maranhão.

Atualmente, a Galeria abriga os seguintes projetos permanentes:

Salão de artes visuais
Ocupação Trapiche
Ateliê Trapiche

Endereço: Av. Sen. Vitorino Freire - Centro, São Luís - MA, 65010-130
Contato: 9 9193-4362
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 14h às 19h.

Memorial e Praça Maria Aragão

O Memorial e Praça Maria Aragão, localizado na Praia Grande, foi inaugurado em 2003 e é espaço de relevante importância social, política e cultural da cidade. Tendo o projeto assinado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, integra-se à Praça Gonçalves Dias, local de referência histórica e de tradicional convivência da população de São Luís.

O Memorial Maria Aragão é marco na formação da memória maranhense, notadamente da ilustre Dra. Maria José Aragão, uma das maiores expressões da mulher maranhense do século passado.

É o maior espaço público aberto de São Luís, comportando mais de 15.000 pessoas. Sua estrutura é composta de uma praça, uma lanchonete, uma grande concha/placo com duas grandes camarins munidos de estrutura de baterias de banheiros e do memorial propriamente dito, com o obelisco, sala da administração, depósito, um auditório, espaço de exposição e uma sala/museu, com a acervo da homenageada.

Endereço: R. Barão de Itapari, S/N - Centro, 65074-263
Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a quinta-feira: 08h às 12h
Sexta-feira: 08h as 12h

Cine Teatro da Cidade

O Cine Teatro da Cidade, foi criado pela Lei nº 5.604, de 18 de janeiro de 2012, e é destinado a promover encenações teatrais, apresentações de canto lírico e popular, exibições de músicas orquestradas, de canto coral, de trabalhos audiovisuais, palestras, convenções de natureza diversa e outros eventos socioculturais.

Sua estrutura é composta por um palco em freijó de 39,32m², camarins, foyer, banheiros, sala administrativa, além de cabine de som e de projeção com equipamentos de áudio e vídeo multimídia, e um salão, que recebe o nome do grande artista maranhense Reynaldo Faray, com capacidade para 239 lugares.

Construído em 1939, com características 'Art Decó', o antigo Cine Roxy representou um período em que a cultura cinematográfica era bastante difundida na vida dos ludovicenses. Localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, o imóvel foi desapropriado e adquirido pela Prefeitura para ser totalmente recuperado e transformado.

Endereço:  Rua do Egito, nº 244 – Centro
Contato: 98 9112-6896
Horário de Funcionamento:
Espetáculo/sessão: Terça a domingo, de 13h às 22h.
Administrativo: Terça a sexta, de 14h às 19h. 

Biblioteca Municipal José Sarney

A Biblioteca Municipal José Sarney foi criada através da Lei 2.617 de 11 de maio de 1983. O local é o centro de informação que tem como função básica disponibilizar, prontamente, para os seus usuários, todo tipo de conhecimento, por meio de livros e atividades culturais e educativas. Os serviços fornecidos pela biblioteca pública baseiam-se na igualdade de acesso para todos.

O equipamento desenvolve uma política de atendimento permanente ao público, primordialmente estudantil. Vem lutando pela melhoria do acervo e intensificando os serviços de registro, catalogação e classificação de obras, e dispõe, atualmente, de mais de 20 mil títulos.

Para retirada de livros, basta tirar gratuitamente a carteirinha, o usuário permanecendo com cada obra pelo período de 7 dias, podendo ser renovado quantas vezes o leitor desejar. As atividades fixas que acontecem na Biblioteca ao decorrer de todo o ano tem base no calendário escolar, nas datas comemorativas, nacional, estadual e municipal, onde lista-se:

Férias na Biblioteca; Carnaval Cultural; Março: Mês da Mulher; Semana do Livro Infantil e Juvenil; Projeto Biblioterapia; Arraial Cultural; Projeto Conversa com o Escritor; Projeto a Biblioteca vai à escola; Semana da Criança; Natal com Leitura; Projeto Literatura Mútua; Palestras sobre temas variado e dentre outras atividades.

Endereço: Rua do Correio, 363-593 - Fatima, São Luís - MA, 65065-545
Contato: 98893-0566
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, 8h às 18h.