Secretaria Municipal de Cultura

Prorrogadas inscrições para o edital da Rede São Luís de Pontos de Cultura

29/01/2016 13h52 - Atualizada em 24/05/2021 18h21

A Prefeitura de São Luís e o Ministério da Cultura (MinC) prorrogaram o prazo de inscrição no edital da Rede São Luís de Pontos de Cultura, que tem como objetivo premiar 40 iniciativas culturais como pontos de cultura no território municipal. Os interessados terão até o dia 26 de fevereiro para participar do processo seletivo.

"Estamos levando em consideração duas questões para dar mais oportunidade para que os grupos culturais efetivamente participem do certame. O primeiro é que estamos em período de festas no calendário cultural e muitos não têm um portfólio organizado e esse levantamento de dados é importante no processo seletivo. A segunda questão é que, por ser o primeiro edital dessa natureza, muitos coletivos e entidades ainda não perceberam que eles podem concorrer ao edital. Para isso, vamos fazer um plantão na secretaria para quem quiser tirar dúvidas sobre como participar", explicou a coordenadora de políticas culturais da Secult, Elizandra Rocha.

INSCRIÇÃO

Para participar do edital o candidato deverá comparecer à sede da Secult, na Rua do Mocambo, nº 253, Centro, no horário das 13h às 18h (segunda à quinta-feira) e das 8h às 12h (sexta-feira), com o formulário de inscrição preenchido e portfólio apresentando relatório das atividades desenvolvidas pelo grupo cultural no momento da inscrição. Toda documentação está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

Instituição, entidade ou coletivos culturais podem participar da seleção desde que comprovem 2 a 3 anos de existência e atividades culturais no território do município de São Luís.

O presente edital contempla duas formas de participação: Entidades Culturais - pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com três anos de existência e atividades culturais comprovadas, e os Coletivos Culturais - povo, comunidade, grupo ou núcleo social comunitário sem constituição jurídica, que desenvolva atividades culturais em seu território de atuação, com pelo menos dois anos de existência e atividades culturais.

PREMIAÇÃO

O objetivo do edital é possibilitar o fomento direto a 40 entidades e coletivos culturais. Além da premiação, os grupos participarão de oficinas de capacitação para fortalecer a rede de pontos de cultura em São Luís, dando visibilidade e reconhecimento dessas manifestações.
Dos inscritos, 30 entidades culturais sem fins lucrativos receberão como prêmio o valor de R$ 43.350,00 e 10 coletivos culturais receberão o prêmio de R$ 30.345,00. A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 8 de abril de 2016.