A 19ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e Educação (Semed), segue esta semana com uma programação que reúne grandes nomes da literatura nacional, lançamentos de livros, debates, espetáculos, atividades infantis e ações voltadas à valorização da cultura e da memória maranhense. Até domingo (27), o público poderá acompanhar uma agenda diversificada nos espaços da feira.
Este ano, a FeliS conta com cerca de 50 atividades, entre debates, seminários, oficinas, contações de histórias, espetáculos teatrais e encontros com escritores. O público também pode visitar os espaços de exposição e venda de livros, com obras de diferentes gêneros e estilos.
Nesta segunda-feira (21), a programação reúne contação de histórias, até as 15h. A noite, encerrando a programação do dia, às 19h, a escritora e pesquisadora Rosane Borges participa do bate-papo “Imaginação radical, mulheres negras e formas de gestar o impossível”, com mediação da professora doutora Cláudia Letícia Gonçalves Moraes.
Espaços FeliS
A Feira do Livro conta ainda com diversos espaços e uma programação plural: Bebeteca, Espaço da Juventude, Espaços Criança I e II, CAAHS (Centro de Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades ou Superdotação), Programa Patrimônio nas Escolas, BiblioSesc e Espaço Sesc.
Confira a programação dos próximos dias
Terça-feira (22)
A programação começa às 9h e o público poderá assistir ao espetáculo “Lendas de São Luís”, com Cris Campos. Às 10h, Camila Reis apresenta “Histórias do meu balaio”. Às 13h40, o Pique Esconde Arte apresenta “A Maleta Viajante”. Às 14h30, o escritor Otávio Júnior (RJ) participa do bate-papo “Literatura antirracista na escola: compromisso de todos”. Às 19h, a escritora Socorro Acioli (CE) participa do encontro “A história que só você pode contar”.
Quarta-feira (23)
A programação começa com “Histórias do meu balaio”, às 9h, seguida, às 10h, pela apresentação “Baú de histórias”, do Grupo Xama Teatro. Das 13h40 às 16h, a Escola Municipal de Música (EMMUS) promove apresentações de teatro de bonecos, com “Maranhão, meu tesouro, meu torrão”, Banda EMMUS e Coral Infantojuvenil, além de uma roda musical de MPB. Às 16h, será realizada palestra sobre educação ambiental, currículo e práticas pedagógicas. Às 19h, o escritor Rodney William (SP) participa do bate-papo “Exu e as epistemologias de resistência”.
Quinta-feira (24)
As atividades começam às 9h com “Conto e reconto e acrescento um ponto”, do Grupo Reboliço, e seguem às 10h com “Encanto de histórias”, do Tapete Criações. As duas atrações retornam às 13h40 e 14h30, respectivamente. Às 15h, o Grupo Solo de Teatro apresenta o espetáculo infantil “Theodoro conta: a chegada de Lampião no inferno”. Às 19h, Eliane Potiguara (RJ) e Auritha Tabajara (CE) participam da roda de conversa “Onde estão as vozes das mulheres indígenas em nossos repertórios de leitura?”.
Sexta-feira (25)
Às 9h, Andreia Silva apresenta “Vivica pelos caminhos da cultura popular”. Às 10h, o Grupo Xama Teatro retorna com “A carroça é nossa”. Às 13h40, Cris Campos apresenta “Lendas de São Luís”. Às 14h30, especialistas participam da roda de conversa “Trabalho infantil – uma infância perdida”. Às 16h, será realizada a roda de conversa “Garantia de direitos e prevenção às violências”, seguida do lançamento da Cartilha Forças da Proteção. Às 19h, o escritor angolano José Eduardo Agualusa participa do bate-papo sobre o romance “Tudo sobre Deus”.
Sábado (26)
Das 9h às 12h, o projeto Literia – Diálogos Interdisciplinares das Obras da Uema reúne professores e participantes para discutir literatura e conhecimento. Das 15h às 18h30, será realizado o Sarau Literário da Academia Maranhense de Literatura Infantil e Juvenil (AMLINJ). Às 19h, o jornalista e escritor Marcos Salles (RJ) participa do bate-papo sobre as biografias “Fundo de Quintal – O som que mudou a história do samba” e “O sambista perfeito: Arlindo Cruz”.
Domingo (27)
No último dia da FeliS, às 9h, será realizada a entrega do Troféu Revelação Novos Talentos Litero-Cultural 2026, da Academia Intercontinental de Artistas e Poetas (AIAP Brasil – Seção Maranhão). Às 16h, a Cia. Iyá Cabocla apresenta o espetáculo teatral “Princesas de Axé”. Encerrando a programação, às 19h, o escritor Raphael Montes participa do bate-papo “Das páginas para as telas: o suspense no imaginário brasileiro”.
Com uma programação que valoriza a literatura, a cultura maranhense, a diversidade e a formação de novos leitores, a 19ª Feira do Livro de São Luís transforma a Praça Maria Aragão em um grande espaço de encontro entre autores, artistas, educadores, estudantes e a população.
Serviço
O quê: 19ª Feira do Livro de São Luís – FeliS
Quando: De 18 até 27 de setembro
Onde: Praça Maria Aragão – Centro
Entrada: gratuita