A Cidade do Carnaval abriu com chave de ouro a grande festa popular que vai envolver foliões ludovicenses e turistas até o mês de fevereiro. A programação foi aberta na noite de sexta-feira (30), na estrutura montada pela Prefeitura de São Luís ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, no coração do Centro Histórico. Um público numeroso, animado e com sede de folia chegou cedo para celebrar a abertura oficial da programação.
A largada foi dada com uma mistura de pagode romântico e samba, mostrando a escolha afinada da gestão municipal em planejar uma noite pensada para acolher o público em clima de celebração, nostalgia e romantismo. O prefeito Eduardo Braide marcou presença, na companhia da primeira-dama, Graziela Braide. Também estavam a vice-prefeita, Esmênia Miranda, e a secretária municipal de Cultura, Sheury Manu Neves.
“A Cidade do Carnaval está lotada de foliões que vieram se divertir ao som de muito samba e pagode e, claro, é só a primeira noite. Ainda teremos muita festa pela frente. Nosso desejo é que todos venham ver o que preparamos com muito carinho e segurança para esta temporada de pré-Carnaval e também para o período oficial de Momo", disse Eduardo Braide.

A turma do grupo Os Tropix abriu os trabalhos e repetiu o sucesso da apresentação do ano passado, no mesmo palco. “Pela segunda vez aqui no Carnaval de São Luís, e agora abrindo os trabalhos recebendo esse povo com essa alegria enorme e fazendo o que a gente mais gosta, ou seja, entregar música popular brasileira de qualidade em ritmo de Carnaval. Aproveitamos a primeira noite para cantarmos uma música autoral, que se chama ‘Embala Pra Viagem’, a ser lançada na próxima semana. Pra gente foi um prazer enorme mostrar essa canção a essa plateia, que até cantou com a gente um trechinho, pois algumas pessoas já conheciam”, disse o vocalista Gabriel Ferreira.
Péricles
Péricles entrou por volta de 21h e recebeu os aplausos calorosos da plateia, que cantou com ele do início ao fim. O artista levou ao palco sua potência vocal e presença de palco, passeando por clássicos do samba e do pagode em um show que uniu técnica, alegria e muita interação com os fãs. Músicas como “Me apaixonei pela pessoa errada” e “Telegrama” entraram no repertório.
“Que energia, que recepção! A gente quer oferecer esse show para quem está vindo também de outras cidades do Maranhão e do Brasil, de outros estados e de outros países. Quero agradecer a todos que estão proporcionando essa festa maravilhosa aqui em São Luís”, agradeceu Péricles.

Belo
Belo, que encerrou a primeira noite de festa na Cidade do Carnaval, entregou uma apresentação marcante, repleta de emoção e conexão com o público. Com seu carisma já conhecido, ele fez a multidão cantar junto grandes sucessos da carreira, transformando a arena em um verdadeiro coral a céu aberto. Um grupo de lindas dançarinas incrementou a apresentação.
Na arena ou no camarote, a plateia dançou e cantou com Belo. “Vim somente por causa do show dele, que está sensacional. Sempre fui fã e queria ver de perto, aqui do conforto do camarote”, disse o policial militar Benício Pinheiro Jafar Neto, que estava acompanhado da esposa, Érika Góes.
Festa

Neste sábado (31), a partir das 18h, a Cidade do Carnaval segue com tudo ao som de Filhos de Jorge, Pixote e da sensação Pedro Sampaio. O grupo Filhos de Jorge promete trazer a mistura contagiante de axé, pop e ritmos baianos, enquanto Pixote será aclamado pelos fãs apaixonados por pagode romântico. Já Pedro Sampaio, um dos nomes mais populares do momento, chega com seus hits dançantes e batidas eletrônicas que dominam as pistas de todo o Brasil. A abertura e os intervalos ficarão com o DJ Aquiles Super Mix.
No domingo (1º), a programação continua em ritmo dançante com shows de PP Júnior, Parangolé e Psirico. PP Júnior representa a força da música local, enquanto Parangolé e Psirico prometem transformar a Cidade do Carnaval em um verdadeiro mar de gente dançando ao som do pagode baiano. A abertura e os intervalos serão comandados pelo DJ Flávio Durans, mantendo a energia em alta do começo ao fim.
Estrutura e serviços
A Cidade do Carnaval foi pensada para que o público curta cada momento com alegria, conforto e, principalmente, muita segurança. A Prefeitura preparou um esquema especial para garantir que a festa aconteça da melhor forma possível. Logo na chegada, os foliões passam por revista nas baias de acesso e, para reforçar a segurança, não é permitida a entrada nem a venda de bebidas em garrafas de vidro. A região também recebeu reforço na iluminação pública, além da instalação de torres de monitoramento com centrais de apoio em pontos estratégicos.
Ao longo da programação, um time de segurança entra em ação com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e segurança privada, trabalhando de forma integrada. O evento conta ainda com uma moderna central de videomonitoramento com reconhecimento facial, garantindo mais controle e tranquilidade dentro e no entorno da festa.

Uma iniciativa que chega fortalecida para o Carnaval é o cadastramento de pessoas monitoradas, sucesso no Réveillon. Na entrada, responsáveis por crianças, idosos e pessoas com deficiência podem realizar o cadastro e receber uma pulseira com QR Code. Assim, em caso de desencontro, a identificação e a localização acontecem de forma rápida, prática e segura, graças à atuação conjunta da Semit, Secult e Guarda Municipal.
Para cuidar de quem está curtindo, a Cidade do Carnaval dispõe de um posto médico completo, preparado para atendimentos de emergência e com apoio de duas ambulâncias, garantindo assistência imediata sempre que necessário.
O espaço também celebra a inclusão. Pessoas com deficiência contam com entrada preferencial e um espaço acessível exclusivo, planejado em estrutura elevada, oferecendo melhor visibilidade dos shows, conforto e segurança. Tudo para que todos possam viver a folia com autonomia e igualdade.
Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) marca presença com equipes em campo e uma van de videomonitoramento, acompanhando o fluxo de veículos e facilitando o acesso do público ao espaço com organização e segurança.
Para completar a experiência, a Cidade do Carnaval dispõe de baias espalhadas por toda a área para venda de bebidas e ampla praça de alimentação. Os serviços ficam por conta de empreendedores cadastrados pela Blitz Urbana, garantindo qualidade, segurança e boas opções para recarregar as energias e seguir na festa. A arena conta, ainda, com um camarote para quem gosta de assistir a tudo do alto e com conforto.
31 de janeiro (sábado)
20h - Filhos de Jorge
22h - Pixote
00h - Pedro Sampaio
DJ Aquiles Super Mix – abertura e intervalos
1º de fevereiro (domingo)
18h - PP Júnior
20h - Parangolé
22h - Psirico
DJ Flávio Durans – abertura e intervalos