.jpeg)
Uma espera que durou mais de seis décadas chegou ao fim neste sábado (24) para os moradores do povoado Cajueiro, na Zona Rural de São Luís. Com a assinatura da Ordem de Serviço pelo prefeito Eduardo Braide, foram autorizados os trabalhos para asfaltamento de mais de 4,2 mil metros de estrada que ligam a BR-135 à comunidade e às belas praias da região.
A intervenção, executada 100% com recursos municipais, é considerada a mais transformadora da história local, com potencial para revolucionar a mobilidade, a economia e, principalmente, explorar o rico potencial turístico da região.
Além disso, a obra resolve um antigo gargalo logístico que dificultava o acesso de transporte público, ambulâncias, veículos de trabalhadores e estudantes, além de dificultar o escoamento de produção e o turismo.

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Braide fez uma analogia com a comunidade do Cajupary, que passou por um processo semelhante de transformação. Ele destacou que, após receber pavimentação, iluminação em LED e outras melhorias, o local se consolidou como um ponto permanente de visitação e que com o Cajueiro não será diferente.
“Vocês têm tudo o que o Cajupary tem, com uma coisa a mais, essa linda faixa de areia. Essa estrada vai trazer desenvolvimento para toda essa região. Vocês vão ver a quantidade de pessoas que vão começar a frequentar aqui”, afirmou.
O prefeito também anunciou o envolvimento da Secretaria Municipal de Turismo no processo de desenvolvimento local, com ações voltadas à capacitação dos moradores. “Vamos oferecer cursos para que vocês possam aproveitar o movimento das pessoas e gerar renda, seja com artesanato, com a prainha ou com a pesca”, completou.
Compromisso com a Zona Rural
O Cajueiro já tinha recebido investimentos importantes, como a implantação da iluminação em LED, que proporcionou mais segurança e qualidade de vida à comunidade.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, destacou o perfil da gestão e o compromisso com a população.
"Passou a época em que prefeito vinha para a Zona Rural só na época de eleição. O prefeito está aqui desde o primeiro dia", afirmou David, elogiando a equipe técnica pelo empenho em levantar e executar o projeto com agilidade e qualidade, características sempre cobradas pelo prefeito.

Alegria da comunidade
A solenidade foi marcada por depoimentos emocionados de moradores que, há décadas, aguardavam a chegada do asfalto. João Damasceno Soares, liderança comunitária há 40 anos, destacou que a obra representa a concretização de um sonho antigo e um novo momento para os moradores do Cajueiro.
“Essa obra representa dignidade para todos. Vai melhorar tudo e estamos muito felizes com o início dos trabalhos. Muitos ainda custam a acreditar, depois de 60 anos de espera, mas hoje vemos que uma nova realidade está começando”, afirmou.
Já o analista ambiental Matheus Soares ressaltou os impactos positivos da obra sob diferentes perspectivas. “Além de melhorar a mobilidade, o asfalto representa um grande avanço. Vai organizar o turismo de forma ordenada e trazer diversas outras melhorias que só chegam com uma estrada de fácil acesso. Além de também ser a oportunidade de mostrar a beleza do Cajueiro para muito mais pessoas”, concluiu.
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, parlamentares, lideranças políticas e comunitárias e a população.