
O prefeito Eduardo Braide, autorizou, nesta sexta-feira (9), as obras de requalificação e ampliação do Centro de Saúde São Raimundo, localizado na Vila Mauro Fecury II. A assinatura da Ordem de Serviço marca mais um avanço na rede municipal de saúde e atende a uma antiga demanda da população da região. O investimento é de R$ 2.725.845,51, com prazo de execução de 180 dias.
Durante o ato, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância da obra para os moradores de bairros como São Raimundo, Vila São Luís, Alto da Esperança e áreas adjacentes, ressaltando que a unidade passará por uma transformação completa. Segundo Braide, a obra não se limita à reforma física, mas representa uma ampliação significativa dos serviços ofertados.
“Antes só tinham dois consultórios médicos, agora vamos voltar com quatro consultórios médicos. Isso quer dizer o dobro da capacidade de atendimento e menos tempo de espera para consulta. Antes só tinham dois consultórios de enfermagem, quando voltar vão ser três. Antes só tinha uma cadeira de dentista, após a reforma vamos ter duas”, explicou.

Novos serviços como ultrassonografia também passarão a ser ofertados na unidade, evitando que moradores precisem se deslocar para outras regiões da cidade. Além disso, o centro contará com espaço coberto para atividades do programa Mexa-se, com equipamentos novos e acompanhamento de profissionais.
Atendimentos
A unidade atende atualmente mais de 3.500 famílias, o que representa cerca de 17 mil pessoas. “É bom que vocês olhem como ele está hoje, porque no dia que a gente voltar para inaugurar vai ser um centro de saúde completamente diferente. Tudo novo, ar-condicionado, piso, equipamentos e mais equipes para atender todo mundo”, reforçou Braide.
A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, também ressaltou que a obra faz parte de um amplo processo de requalificação da rede municipal.
“Quando eu falo de requalificação não é só reforma, é reestruturação do serviço, com treinamento e capacitação. É um novo olhar, uma nova visão de gestão que está sendo implantada na saúde de São Luís”, pontuou.

A secretária também projetou avanços ainda maiores para os próximos anos. “Tenho certeza que 2026 vai ser um ano muito melhor do que 2025. Nossa meta é finalizar todas as reformas das unidades que ainda não estão qualificadas e, além disso, ampliar unidades de saúde. É saúde mais eficiente e mais próxima da casa das pessoas, como o nosso prefeito nos pede todos os dias”, concluiu.
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, lideranças comunitárias, servidores e a população da região.