
A penúltima noite da Virada São Luís 2026, realizada na Cidade da Virada, montada ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, foi marcada por muito forró, romantismo e emoção.
O evento, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), trouxe nesta terça-feira (30) os shows de Bonde do Desejo, Dorgival Dantas e Calcinha Preta, que fizeram o público dançar do início ao fim.
Durante os três primeiros dias de evento, o prefeito Eduardo Braide esteve presente, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide, e destacou a organização da Virada São Luís, a alegria do público e as ações da gestão municipal.
“Já acordei cedo, colocando duas escolas novinhas para reformar. Esta quarta-feira é o último dia do ano e vou vistoriar obras de São Luís, afinal de contas já são 1.500 obras entregues na cidade. Então, eu quero dobrar esse número. Quarta também tem virada e com uma surpresa”, afirmou o prefeito.

Uma multidão esteve presente desde cedo e acompanhou a apresentação da banda Bonde do Desejo, que vem conquistando espaço no cenário musical com um repertório focado no forró das antigas, resgatando sucessos que marcaram gerações.
Pela primeira vez no evento, o grupo empolgou o público com clássicos do gênero, criando um clima de nostalgia e alegria, logo nas primeiras horas da noite.
“A gente está muito feliz, pela primeira vez da Bonde do Desejo em um evento tão brilhante como este. Então, a gente queria agradecer do fundo do coração. (…) Vamos ficar por aqui e curtir de camarote os outros shows. Momento único”, disse a vocalista Ary, emocionada com a recepção calorosa do público ludovicense.
Às 21h, foi a vez de Dorgival Dantas subir ao palco. Considerado um dos maiores nomes do forró nacional, o cantor e compositor potiguar tem uma carreira sólida, com sucessos consagrados, como “Coração”, “Valeu”, “Você Não Vale Nada” e “Paixão Errada”. Com sua sanfona e letras românticas, Dorgival embalou milhares de casais e fãs.
Encerrando a noite, às 23h, a banda Calcinha Preta levou o público ao delírio. Com mais de duas décadas de história, o grupo é referência no forró eletrônico e coleciona hits que atravessam gerações.
“São Luís mora no nosso coração e pra gente é uma honra fazer um show aqui no pré-réveillon. Feliz ano novo. Vocês são demais”, declarou Daniel Diau, um dos vocalistas da banda.
Além da programação musical, a Cidade da Virada conta com uma ampla estrutura de segurança e acessibilidade. O espaço dispõe de área acessível para pessoas com deficiência, múltiplas saídas de emergência sinalizadas, reforço na iluminação pública e atuação integrada de policiais militares, civis, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. O evento também conta com torres e central de videomonitoramento, dois postos médicos equipados, ambulâncias de prontidão, revista na entrada e proibição do uso de garrafas de vidro.
A novidade desta edição é o sistema Cidadão Seguro, que garante mais tranquilidade às famílias. Por meio de um cadastro realizado na entrada, crianças recebem pulseiras com QR Code, facilitando o reencontro com os responsáveis em caso de desencontro.
A programação da Cidade da Virada segue nesta quarta-feira (31), noite da grande virada do ano, com shows de Thiago Dantas (19h), Silfarley (21h), Zé Neto & Cristiano (23h) — responsáveis pela contagem regressiva — e, às 2h, Vitor Fernandes fecha a chegada de 2026 com muita música e alegria.