
A Prefeitura de São Luís deu início, nesta terça-feira (23), às obras de requalificação completa do Centro de Saúde do Tibiri, após a assinatura da Ordem de Serviço. A intervenção será coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e representa mais um avanço no fortalecimento da atenção primária à saúde na Zona Rural da capital.
Com investimento de R$ 2.482.209, a obra tem prazo de execução de 180 dias e vai transformar totalmente a estrutura da unidade. Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Braide destacou que o Centro de Saúde do Tibiri será entregue completamente novo e com uma oferta de serviços inédita para a comunidade.
“O Tibiri vai ganhar um centro de saúde novinho. Só vai ficar o nome e o endereço. Vamos dobrar consultórios médicos, consultórios de enfermagem e cadeiras odontológicas, aumentando o número de profissionais e agilizando o atendimento”, afirmou.

Braide também anunciou serviços que antes não existiam na unidade, como coleta de exames laboratoriais e ultrassonografia, evitando que os moradores precisem se deslocar para outros bairros.
“Ninguém mais vai precisar sair do Tibiri para fazer exame de ultrassom. Teremos sala de procedimentos, curativos, farmácia com todos os medicamentos da farmácia básica e um espaço adequado para quem precisar tomar soro ou medicação”, completou o prefeito, relembrando os investimentos já realizados na Zona Rural, citando ações como iluminação em LED, quadras cobertas, escolas reformadas e a entrega do Hospital da Zona Rural.
Outro destaque da nova estrutura é a implantação de um quiosque coberto e equipado para o programa Mexa-se, além da criação da sala E-Multi, que contará com uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, nutricionista, educador físico e fisioterapeuta, incluindo espaço específico para fisioterapia dentro da própria unidade.
A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, ressaltou que a obra segue o novo padrão adotado pela gestão.
“Não tem presente melhor para o Tibiri. Essa unidade já havia sido reformada no início da gestão, mas agora ela recebe nova estrutura, equipamentos e serviços. A Zona Rural tem um carinho especial do prefeito e, além disso, quase 100% das unidades da nossa cidade já estão requalificadas”, destacou.

A secretária também destacou que a reestruturação da rede vai além da obra física. “Estamos mudando o modelo de gestão, qualificando equipes, ampliando serviços, exames e consultas, reduzindo filas e fortalecendo a atenção primária, que é a porta de entrada do SUS. É uma reestruturação de rede, pensada para oferecer atendimento mais resolutivo e de qualidade”, explicou.
O secretário municipal de Obras, David Col Debella, enfatizou o cuidado técnico e o olhar humanizado da gestão. “O prefeito tem um carinho enorme pela Zona Rural e isso se reflete nas ações desde o primeiro dia de gestão. A cidade mudou, a Zona Rural mudou. Cada obra é feita com responsabilidade, cobrando qualidade e resultado, para transformar de verdade a vida das pessoas”, afirmou.
A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, do subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão, além de lideranças políticas e comunitárias, servidores municipais e moradores da região.