
Com ampla presença e participação da comunidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), entregou, na noite desta terça-feira (16), a requalificação da Praça Maria do Socorro Rodrigues Baldez, na Vila Itamar, localizada na Zona Rural da cidade.
“Essa praça foi reformada com 100% de recursos da Prefeitura de São Luís e pertence à população, para usufruir da melhor forma possível. Além de ser usada para lazer e prática de exercícios físicos, é um espaço também para os pequenos empreendedores, que não precisam pagar nada para usar o espaço e vender seus produtos. É muito importante incentivar esses empreendedores e oferecer oportunidades para desenvolvimento de seus negócios”, destacou o prefeito Eduardo Braide, durante a entrega.
Desde o início da gestão, já foram 43 obras de praças entregues, em diversos bairros, transformando espaços da cidade, trazendo mais saúde, socialização, lazer e qualidade de vida para a população.
“A praça é um espaço público muito bom para confraternizar, conversar, no qual as pessoas possam se sentir bem. Por isso, hoje entregamos mais um espaço revitalizado e transformado para benefício da população da Vila Itamar e bairros próximos ", disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.
A obra, que teve um investimento total de R$ 619.658,80, proveniente de recursos próprios da Prefeitura de São Luís, foi iniciada em outubro deste ano. O local foi completamente reestruturado e agora conta com academia ao ar livre, playground, mesas e bancos de concreto para jogos, iluminação em LED, além de bancos com encosto e lixeiras metálicas. O projeto também inclui o desenvolvimento de paisagismo, mantendo todas as árvores já existentes no espaço.
“Essa é mais uma obra que tem transformado a nossa cidade, feita com o dinheiro da Prefeitura. Durante muitos anos se dizia que a Prefeitura não tinha recursos e hoje, a gente vê o nosso dinheiro, os impostos, sendo colocados em obras que valorizam e transformam a vida da população”, ressaltou a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda.

Acessibilidade
A praça também foi construída de forma a garantir acessibilidade, com uso de piso tátil e rampas de acesso. Ela também conta com piso concretado e liso, sem bloquetes, que além de permitir o uso de equipamentos de rodas, como patins e skates, proporciona que cadeirantes possam circular na praça com tranquilidade.
Ana Flávia Frazão Vidal é mãe de Carlos Alexandre, de 17 anos, que é deficiente físico e falou sobre a alegria do filho em poder frequentar a praça agora. “Antigamente ele não vinha porque o espaço não era acessível para ele. Agora ele se sente muito feliz e está aqui todos os dias. Ficou muito alegre”, contou a mãe.
“Estávamos precisando muito dessa praça. As crianças que não tinham onde brincar, agora têm. A praça é também um benefício para quem quer fazer exercícios físicos. Foi muito bom o trabalho feito aqui”, afirmou Edna Maria Silva Almeida, morador da região.
Geração de renda
O local já está gerando expectativa para geração de renda de microempreendedores da região.
“Agora vou ter mais uma oportunidade de movimentar minhas vendas. Meu negócio, ele é aqui próximo à praça e, por ele ser próximo, as pessoas que vierem para a praça vão passar por ele, para tomar um açaí, um suquinho, e isso vai me ajudar bastante a incrementar as vendas” disse a Karliane Aquino, que é empreendedora na região.
“Nós tínhamos uma praça antes, mas era morta. Agora essa praça revitalizada vai fazer com que a gente adquira mais clientes dos dois bairros: Recanto Verde e Vila Itamar. Eu sou moradora do Recanto Verde, mas tenho certeza de que, com essa revitalização, vai melhorar muito mais o meu negócio e de outras pessoas” declarou a empreendedora Karla Karoline.