
Com foco na valorização das unidades de saúde da capital e no fortalecimento do SUS, o prefeito Eduardo Braide inaugurou, nesta quinta-feira (27), o novo Centro de Saúde Fabiciana Moraes, no Habitacional Nice Lobão, região da Cidade Operária. A unidade, que passou por uma ampla reestruturação coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), agora oferece um espaço moderno, ampliado, climatizado e totalmente acessível para atender à população de toda a região.
Durante a entrega, o prefeito Eduardo Braide, ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, ressaltou a dimensão do impacto da unidade para a comunidade. “O Centro de Saúde Fabiciana Moraes atende 28 mil pessoas. Era impossível que esse espaço continuasse como estava. Hoje entregamos uma reforma completa, com novos serviços e um ambiente digno para quem trabalha e para quem é atendido aqui”.
O prefeito também lembrou outras obras recentes na região, como melhorias de vias, drenagens profundas e implantação de iluminação em LED e anunciou que a quadra poliesportiva ao lado do Centro de Saúde também será coberta, garantindo mais conforto para a prática de atividades físicas em qualquer período do dia ou sob condições climáticas adversas.
Nova estrutura

Com a requalificação, o Centro de Saúde Fabiciana Moraes passou a oferecer uma estrutura muito mais completa e moderna para a população e para os profissionais. Agora, a unidade conta com oito equipes de saúde da família e 37 agentes comunitários de saúde (ACS), ampliando significativamente a capacidade de atendimento.
A estrutura física foi completamente modernizada e conta com três consultórios médicos e três consultórios de enfermagem (todos com banheiro), além de duas cadeiras odontológicas, dobrando a capacidade de atendimento anterior.
A reforma também possibilitou a implantação de novos serviços, como a sala de coleta itinerante para exames laboratoriais, a sala E-Multi, que reúne diferentes especialidades, e uma sala de reunião utilizada para o circuito de fisioterapia. Foram adicionados ainda o serviço de ultrassonografia, atendimento de telessaúde, Central de Material Esterilizado (CME), setor de lavagem e o espaço ‘Mexa-se’, criado para atividades físicas em área coberta.
Gestão técnica

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, destacou o compromisso da gestão municipal com serviços feitos com responsabilidade técnica e visão de longo prazo.
“O que vemos em São Luís é fruto de um prefeito que acredita no trabalho técnico e faz gestão séria. Cada centro de saúde, praça, drenagem e pavimentação tem o objetivo de transformar a vida das pessoas”.
A secretária municipal de Saúde (Semus), Ana Carolina Mitri, enfatizou que esta é a segunda entrega somente nesta semana e que mais de 20 unidades já foram requalificadas em 2025.
Requalificar não é apenas reformar a estrutura. É humanizar, trazer novos serviços, treinar equipes e aproximar a saúde das famílias. Nosso prefeito exige excelência e acompanha tudo de perto. É uma honra fazer parte dessa transformação”, pontuou Mitri.
Memória
Além de ampliar serviços e garantir mais conforto aos usuários, o Centro de Saúde também preserva a memória de quem dedicou a vida à comunidade. A unidade homenageia Fabiciana Moraes, liderança comunitária que deixou um legado marcante no Habitacional Nice Lobão. Nascida em Cururupu, ela chegou ao bairro em 1993 e rapidamente se destacou pelo engajamento nas causas locais, sobretudo na área da saúde. Sua atuação incansável em defesa da melhoria dos serviços públicos e das necessidades dos moradores fez de seu nome um símbolo de luta, cuidado e compromisso com a população.
Durante a solenidade de entrega da nova estrutura, o filho de Fabiciana, Paulo César Moraes, estava feliz ao ver o reconhecimento do trabalho da mãe sendo eternizado na unidade. “Só tenho a agradecer pela homenagem e por essa reforma maravilhosa. Minha mãe sempre lutou pela saúde e hoje vejo o legado dela respeitado. Muito obrigado”, disse.
A comunidade compareceu e celebrou a entrega. Dona Nazaré, aposentada de 87 anos e moradora há 31 anos, resumiu o sentimento. “Muito bom. Só a mão de Deus para permitir essa bênção para nós”.
Fernando Araújo, maqueiro e morador do bairro há 33 anos, também aprovou. “Maravilha. Unidade nova, novos serviços. A gente merece. Vai ajudar muito na fisioterapia, odontologia, exames e em tudo. É realmente um dia de celebração para todos nós da comunidade e toda essa região”.
A inauguração também contou com a presença de lideranças políticas e comunitárias, imprensa e servidores.