
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), inaugura, nesta sexta-feira (21), a partir das 15h, a Agrofeira do Shalom. Com este espaço, passa para 10 a quantidade de feiras livres itinerantes, administradas pela Semapa, que atendem, ao longo da semana, os bairros de quatro regiões de São Luís.
Este ano, as agrofeiras receberam nova padronização, com modernização da Infraestrutura garantindo melhores condições de trabalho aos feirantes e ambientes mais organizados para o público.
A secretária da Semapa, Alessandra Pontes, explica que este é um projeto que tem o objetivo de ser uma referência para o empreendedorismo entre os feirantes na capital e no Maranhão.
"Além da infraestrutura nova e padronizada, a feira vai adotar normas de descarte adequado dos resíduos sólidos produzidos no local. Com orientação de limpeza, conservação, segregação dos resíduos. Cada feirante vai dispor de saco coletor de frutas, legumes e verduras para compostagem, e ainda vamos contar com a parceria da Patrulha Ambiental. Ou seja, é um modelo de agrofeira ecologicamente correto e sustentável", explicou a secretária Alessandra Pontes.
Produtos

A feira é um espaço de interação social, de tradição, território que está na memória afetiva. Além de tudo isso, nas 20 barracas da Agrofeira do Shalom, o consumidor vai encontrar frutas e verduras em geral, legumes, hortaliças, polpa de fruta, juçara e condimentos, também cereais em grãos, farinha, ovos, mel, fubá, refeições e lanches, além de prestadores de serviços.
Para fazer adquirir um espaço comercial na Agrofeira do Shalom, os interessados passaram por seleção, por meio de Chamamento Público - o primeiro em São Luís para agrofeiras.
Foram 20 selecionados que receberam qualificação técnica ministrada por técnicos da Semosp e do Sebrae, que repassaram orientações sobre boas práticas, manipulação de alimentos, comercialização de produtos e gestão de pequenos negócios para feirantes.
Agrofeiras
São 10 localidades atendidas pelas agrofeiras e funcionam sete dias da semana, em quatro regiões da cidade. Cerca de 253 feirantes estão cadastrados nas agrofeiras.
As Agrofeiras de São Luís são feiras livres que fortalecem os pequenos negócios locais, valorizam os produtores da agricultura familiar e promovem o desenvolvimento socioeconômico do Município.