A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realiza, nesta terça-feira (6), às 8h30, no salão de eventos do Círculo Militar, na Avenida Litorânea, a abertura oficial da campanha Maio Amarelo.
A edição de 2025 terá como tema “Desacelere, seu bem maior é a vida” e chama a atenção para a importância do combate ao excesso de velocidade nas ruas e avenidas dos grandes centros urbanos. As atividades visam, ainda, despertar a consciência de condutores e pedestres para a necessidade de comportamentos mais seguros no trânsito, que podem salvar vidas e evitar mortes.
Durante a abertura, que será conduzida pelo secretário de Trânsito e Transportes, Maurício Itapary, serão apresentados os trabalhos programados para intensificar a conscientização sobre o respeito ao próximo e a responsabilidade no trânsito na capital. O evento contará, ainda, com a apresentação das ações desenvolvidas pela Coordenação de Educação para o Trânsito da SMTT ao longo de 2024, bem como da programação para 2025.
Estão confirmadas as presenças de representantes do SOS Vidas, Comitê Vida no Trânsito, SEST/SENAT, entre outros órgãos ligados a área de segurança e educação no trânsito.
Ao longo do mês, a SMTT, por meio da Coetran, promoverá diversas atividades educativas com o intuito de conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito. Essas ações terão como foco a segurança viária e serão realizadas em diferentes regiões de São Luís.
A programação incluirá atividades em faixas de pedestres (com faixas, painéis e distribuição de informações a condutores e pedestres); blitzes educativas (com orientações sobre direção defensiva, atitudes corretas em relação ao veículo, passageiros, vias, velocidade e distância entre condutores); Coetran Itinerante (concentração com ciclistas, passeios e mensagens); e o Educatrânsito (atividades lúdicas voltadas à formação de futuros condutores).
Maio Amarelo
Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo é um movimento multissetorial que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo. A proposta é promover, durante o mês de maio, uma ação coordenada de segurança viária entre o poder público e a sociedade civil.