.jpeg)
A população da Vila Nova República celebrou, nesta terça-feira (29), a entrega do novo Centro de Saúde Dr. Ribamar Frazão Corrêa, realizada pelo prefeito Eduardo Braide. A obra é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), reforçando o compromisso da gestão municipal com a expansão e qualificação da rede de atenção básica na capital.
Com uma infraestrutura moderna e acolhedora, a unidade conta com salas climatizadas, consultórios médicos, de enfermagem e odontológicos totalmente equipados, além de sala de vacinação, farmácia, sala de curativos, sala de procedimentos, novos exames como ultrassonografia e a Sala EMulti, voltada para atendimentos em diversas especialidades. Tudo foi planejado com foco no bem-estar da população e no acesso para todos, incluindo rampas e banheiros adaptados, conforme as normas de acessibilidade.
Além disso, a população conta também com acompanhamento e controle de diabetes mellitus e hipertensão arterial, atendimento às IST’s e HIV, tratamento de tuberculose e hanseníase, coleta itinerante de exames laboratoriais, nebulização, planejamento familiar, pré-natal, puericultura, visitas domiciliares e pequenos procedimentos. Tudo isso com equipes capacitadas e atendimento humanizado.
“No dia 21 de abril a Nova República completou 40 anos e no mês do seu aniversário temos a alegria de entregar esse presente, um novo Centro de Saúde, totalmente reestruturado, com equipamentos novos e serviços ampliados. Agora, ninguém vai precisar sair do bairro para fazer exames como ultrassonografia — tudo poderá ser feito aqui mesmo. Já adianto que traremos outras obras para a comunidade”, afirmou Braide, anunciando também a construção de uma creche no bairro.
“Estamos fortalecendo a estrutura de atendimento primário, que é a porta de entrada do sistema de saúde. Esse novo centro vai garantir mais qualidade e mais acesso para a população, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”, disse a secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri.
“Nossa missão é entregar obras que mudem a vida das pessoas. Esse novo centro foi planejado para ser eficiente, acolhedor e acessível, garantindo um espaço humanizado tanto para os pacientes como para os profissionais”, complementou o secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.
Em clima de gratidão e alegria, moradores de todas as idades celebraram a nova estrutura. Dona Lina Coutinho, de 61 anos, é professora e mora no bairro há mais de três décadas. Para ela, o novo centro representa uma conquista para toda a comunidade.
“Nunca imaginei ver uma unidade de saúde tão completa assim no nosso bairro. A comunidade ganhou demais com essa estrutura nova. Tudo foi feito com muito capricho, e agora temos novos serviços que antes só encontrávamos longe daqui. Temos que agradecer ao prefeito pelo carinho com a gente. Isso aqui é um presente para todos nós”, pontuou.
Já a microempreendedora Kelly Passos, de 47 anos, comemorou a entrega da unidade pela praticidade que ela representa no dia a dia. “Agora temos um posto novinho, organizado, com atendimento mais rápido e tudo perto de casa. Quem tem filho, quem trabalha, sabe como é difícil se deslocar longe quando precisa de atendimento. Isso aqui é mais conforto e mais dignidade pra gente. Só temos a agradecer.”
A solenidade de inauguração reuniu diversas autoridades, como a vice-prefeita Esmênia Miranda; o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; os secretários municipais Simão Cirineu (Seplan), Maria Rocha (Semeped) e Dilmar Araújo (Semsa); lideranças políticas e comunitárias, servidores e população.