O prefeito Eduardo Braide entregou, na noite dessa quinta-feira (24), novas quadra e praça no bairro Coheb Sacavém. Localizada na Avenida 2, o espaço estava sendo usado para o descarte irregular de lixo e foi revitalizado para benefício da comunidade que agora pode contar com espaços de lazer e convivência, bem como para práticas esportivas.
“Decidimos transformar esse espaço, antes usado para descarte irregular de lixo, em uma quadra coberta, bonita e, mais do que isso, fazer daqui um espaço de convivência, tudo feito com recursos da Prefeitura de São Luís. Portanto, esse aqui é um equipamento que pertence aos moradores da Coheb Sacavém e bairros vizinhos, que poderão usá-lo para fazer, por exemplo, as atividades esportivas, eventos religiosos e outras atividades da comunidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Para o secretário municipal de Desporto e Lazer, Romário Barros, o novo espaço propiciará à região mais qualidade de vida e incentivo às práticas esportivas. “Mais uma vez o prefeito demonstrou a sensibilidade no fortalecimento do esporte da nossa capital. A nova quadra da Coheb Sacavém vem ser um espaço, um equipamento coletivo, trazendo mais lazer e cidadania para as pessoas”.
Serviços
A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Entre os serviços realizados estão a demolição de escombros de antigos piso de cimento e mureta, nivelamento do terreno e construção de muro de arrimo, uma vez que a área está acima do nível da rua.
No local agora há uma quadra totalmente coberta, com piso inteiramente novo, equipamentos de vôlei, basquete, trave de futsal, alambrado, rede de proteção e mureta nova. A pintura toda é em tinta epóxi.
No entorno da quadra foi construída a praça, também com piso novo e completamente pintado, aparelhos de ginástica, área infantil com playground em madeira, bancos e áreas de grama e paisagismo, além de rampa de acessibilidade. Em cima do muro de arrimo, foi colocada proteção de gradeado. Também foi feito muro ao redor, além da drenagem e a iluminação como um todo.
“Este era um local abandonado, cheio de mato, sem função pública nenhuma e hoje estamos entregando uma grande transformação feita nesse espaço. Uma transformação que a gente consegue sentir a vida, a alegria e a certeza de que fizemos algo de muito especial, assim como estamos fazendo em vários locais da nossa cidade”, disse o secretário da Semosp, David Col Debella.
Comunidade
Quem agora passa a contar com um espaço que beneficiará toda a comunidade, celebra a conquista e as inúmeras utilidades que o espaço terá para a coletividade.
“Desde que eu me entendo por gente, aqui era só um matagal. O chão era batido e jogávamos mesmo assim. Agora está muito melhor, bem iluminado, 100%. Está aprovado, com certeza”, afirmou Luís Carlos, de 26 anos.
“Eu sou morador daqui desde 1972. Eu acho que todos nós, como cidadãos, merecemos um espaço bom para integrar. Agora, além de nós e os idosos que aqui fazem caminhada, outras gerações no futuro vão poder aproveitar desse local, que é um espaço de sonho, de futuramente ter algumas escolas de esporte”, disse Valdeno Franca Lopes.
“Esse local vai dar qualidade de vida para todos nós. Temos crianças que não tinham onde brincar, onde interagir, então aqui vai ser um espaço muito bom para nossas crianças, para nossos jovens, para nossa comunidade. Eu adorei este espaço e vou aproveitar o máximo que eu puder”, declarou Tereza Costa Pereira, moradora do bairro há 49 anos.
Também estiveram presentes prestigiando a cerimônia a secretária municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Érica Garreto; o presidente Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Walber Filho; os vereadores Dr. Joel (PSD), líder do governo na Câmara Municipal; Douglas Pinto (PSD); Thay Evangelista (União); Fábio Macedo Filho (Podemos); os vereadores do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares e Delmar Matias; além de lideranças políticas e comunitárias.