Em cerimônia realizada no Parque do Bom Menino, nesta sexta-feira (28), o prefeito Eduardo Braide deu posse a 200 novos agentes de trânsito, ampliando o quadro operacional da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A iniciativa visa intensificar as ações de fiscalização e organização do tráfego na capital maranhense. Durante a solenidade, o prefeito enfatizou o papel estratégico desses profissionais na preservação de vidas e na manutenção da ordem viária.
“Preservar a vida é a primeira missão, pois é o bem mais precioso que nós temos, e o trabalho de vocês, agentes de trânsito, é fundamental para que possamos evitar que alguém venha perder um ente querido por um acidente de trânsito”, afirmou Braide, ressaltando também a importância dos agentes para a execução de obras e eventos na cidade, como o Carnaval, São João e o aniversário de São Luís, além do programa Trânsito Livre, que visa melhorar a mobilidade urbana da capital.
Durante a solenidade, o prefeito também chamou a atenção para a necessidade de fiscalização rigorosa do transporte coletivo. Ele pediu que os novos agentes verifiquem se os ônibus estão operando dentro das normas, incluindo o número de veículos em circulação, conforme o contrato das linhas; a regularização dos documentos e condições dos coletivos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e as demais regras.
Os novos agentes aprovados passarão por um período de capacitação antes de assumirem as ruas. A expectativa é que atuem em áreas críticas de congestionamento, no controle de velocidade, nas fiscalizações e em campanhas educativas para motoristas, motociclistas e pedestres.
O secretário da SMTT, Maurício Itapary, destacou a importância da ampliação do efetivo para reduzir acidentes e garantir um trânsito mais organizado. "Esses profissionais são essenciais para garantir o respeito às leis de trânsito e a segurança de todos. Estamos investindo em estrutura e pessoal para que São Luís tenha um trânsito mais eficiente e humano", afirmou.
Novos agentes compartilham expectativas
Entre os empossados, Ingrid Gomes, que obteve o 1° lugar no concurso, falou sobre a dedicação aos estudos e a alegria de ingressar no serviço público. “Foram meses de muita preparação, abdiquei de momentos importantes para focar nesse objetivo. Hoje, me sinto honrada em poder contribuir para a segurança no trânsito da nossa cidade”.
Saydira Sousa, outra agente empossada, destacou a importância do cargo para a fluidez do tráfego. “Sabemos que o trânsito de São Luís enfrenta muitos desafios, e nosso trabalho será fundamental para melhorar o fluxo de veículos e pedestres. Tenho certeza de que nosso trabalho vai garantir mais organização e mais segurança para todos”.
“Ser agente de trânsito vai além da fiscalização. É sobre educação, prevenção e respeito às leis; e é uma alegria poder contribuir, a partir do início dos trabalhos, para um trânsito mais humano e, claro, assegurar que as normas sejam cumpridas para evitar acidentes”, complementou o novo agente, Filinezio Mendes.
Para o secretário de Administração (Semad), Octavio Soares, responsável pela execução do concurso público, “este é um momento de grande satisfação para a gestão municipal. Investimos em um processo seletivo transparente para selecionar bons profissionais, que agora vão somar esforços para tornar o trânsito de São Luís mais seguro. Com esse reforço, avançaremos ainda mais na redução de acidentes e na melhoria da mobilidade na nossa cidade.”
Próxima Etapa
Os 200 novos agentes de trânsito empossados pela Prefeitura de São Luís iniciarão o curso de formação obrigatório, conforme determina a Portaria nº 966/2022 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A capacitação, organizada pela SMTT, em parceria com a Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), visa preparar os profissionais para atuação técnica, ética e eficiente no controle do tráfego da capital. O curso terá 200 horas de formação, divididas em disciplinas teóricas e práticas. Após a conclusão do curso, os agentes serão distribuídos por áreas estratégicas.