A Prefeitura de São Luís segue avançando no debate sobre o desenvolvimento urbano da cidade com a realização das Pré-Conferências Municipais. Essas etapas preparatórias têm como objetivo reunir informações e propostas que serão discutidas na 6ª Conferência Municipal da Cidade de São Luís, cujo tema central é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU): caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, por meio do programa Participa São Luís.
Antes da Conferência Municipal, o regulamento do Conselho da Cidade de São Luís (Concid) estabelece, desde 2017, a necessidade da realização de cinco Pré-Conferências. Para atender todo o município, foram escolhidas cinco regionais, aprovadas em plenária do Concid, com base no quantitativo populacional dos bairros.
As Pré-Conferências acontecem em locais estratégicos, garantindo o acesso da população e permitindo ampla participação. Dessa forma, São Luís está sendo tratada como um todo, permitindo que qualquer cidadão participe das conferências em diferentes regiões ou até mesmo em todas elas.
A 2ª Pré-Conferência Municipal aconteceu na área Itaqui-Bacanga, nesta quinta-feira (13), uma das regiões mais importantes da capital, tanto do ponto de vista econômico, quanto social. Com uma grande concentração populacional e forte atividade industrial e portuária, a localidade foi escolhida como um dos polos estratégicos para debater os desafios do crescimento urbano.
As Pré-Conferências Municipais da cidade de São Luís estão sendo realizadas de forma distribuída em cinco regionais. Durante o evento, foram discutidos os quatro eixos temáticos: Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Habitação e Desenvolvimento Econômico.
A secretária municipal de Urbanismo e Habitação, Érica Garreto, destacou a importância da 2ª Pré-Conferência na área Itaqui-Bacanga, uma região de extrema importância para São Luís.
“A Prefeitura já implementou diversas ações aqui, como o Hospital Veterinário e a construção de quadras esportivas, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Esta área é muito populosa, e a participação da comunidade é essencial para que possamos compreender as necessidades locais. A participação ativa das pessoas ajudará a identificar as prioridades dessa região e a garantir um desenvolvimento urbano mais eficiente e alinhado com as reais demandas da população”, destacou a secretária.
A programação contou com palestras, como “A importância da Conferência Municipal da Cidade de São Luís para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e o processo participativo na Política Municipal de Desenvolvimento Urbano” e “Eixos temáticos para o desenvolvimento urbano de São Luís: Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Habitação e Desenvolvimento Econômico”. Ministradas por Érica Garreto e Patrícia Trinta, presidente do Instituto da Cidade.
A palestra sobre desenvolvimento econômico foi conduzida por Luiz Eduardo Neves dos Santos, geógrafo, doutor em Geografia e professor da Universidade Federal do Maranhão. Em seguida, Maria Inês Cardoso, advogada, ministrou a palestra ‘Saneamento: Desafios e Soluções’. O tema Habitação foi apresentado por Gabriela Melo Silva, assessora de Habitação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação. Já a palestra sobre Mobilidade Urbana contou com a participação de Wagner James, arquiteto, urbanista e engenheiro de transportes.
Além disso, moradores e lideranças locais puderam apresentar suas contribuições, que serão analisadas pela Comissão Preparatória e poderão ser encaminhadas para as discussões das oficinas temáticas da 6ª Conferência Municipal.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de São Luís reforça o compromisso com a participação popular e a construção coletiva de um planejamento urbano mais inclusivo, sustentável e alinhado às necessidades da população.
📅 Confira as próximas datas e locais:
📍 Zona Rural
📆 15/03/2025 | 🕗 08:30h às 11:30h
📌 Quadra Esportiva da Escola Municipal Mário Pereira (Vila Sarney – Próxima ao km 7 da BR 135)
📍 Cidade Operária/Tibiri
📆 18/03/2025 | 🕕 18:30h às 21:30h
📌 Quadra Esportiva da Escola Municipal Tancredo Neves (Cidade Operária)
📍 Calhau/Vinhais/Olho D’Água/Cohama
📆 25/03/2025 | 🕕 18:30 às 21:30
📌 Quadra Esportiva da Escola Municipal Neiva Moreira (Bequimão).