Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.
O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a Aids. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.
O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS coloca em evidência a infecção por HIV e a Aids, as pessoas infectadas pelo vírus e as doenças decorrentes, e ressalta a importância de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a Aids constitui já um evento anual na maior parte dos países.
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação duradoura contra a doença.