Você quer ajudar a construir uma cidade melhor? Então venha fazer parte da 6ª Conferência e escolha a forma de participação que mais combina com você!
Formas de Participação:
1. Delegado(a)
Atenção: É necessário comprovar o vínculo com a entidade através do modelo de declaração disponível no formulário.
Formulário de Inscrição para Delegado(a)2. Observador(a)
Sem comprovação de vínculo, o participante será credenciado como observador(a).
Formulário de Inscrição para Observador(a)Sua participação faz a diferença! Vamos juntos construir uma cidade mais justa, democrática e inclusiva!
A Conferência Municipal da Cidade de São Luís é uma etapa fundamental para a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcando o início do fluxo de contribuições para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
No âmbito municipal, serão debatidos os desafios do desenvolvimento urbano local, e as propostas levantadas serão encaminhadas à Conferência Estadual da Cidade. Nessa etapa, são votadas as prioridades que serão posteriormente discutidas na Conferência Nacional das Cidades.
A Conferência Nacional das Cidades é um importante instrumento de gestão democrática da política urbana. Seu principal objetivo é promover a mobilização, sensibilização e diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre temas relacionados à PNDU. Além disso, o evento fortalece a participação popular na formulação de propostas, na avaliação da execução da política e na eleição dos conselheiros nacionais.
A 6ª Conferência Municipal da Cidade de São Luís contará com a realização de cinco pré-conferências. O objetivo é apresentar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, destacar a importância da Conferência Municipal e orientar os cidadãos sobre como contribuir para o orçamento participativo, por meio da consulta pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 de São Luís.
📅 PRÉ-CONFERÊNCIAS
11/MAR – Centro / João Paulo / Coroadinho (18h às 22h) – Auditório Estácio São Luís
13/MAR – Itaqui-Bacanga (18h às 22h) – Quadra ao lado do Hospital Veterinário
15/MAR – Zona Rural (8h às 12h) – Quadra da Escola Municipal Mario Pereira
18/MAR – Cidade Operária / Tibiri (18h às 22h) – Quadra da Escola Tancredo Neves
25/MAR – Calhau / Vinhais / Olho D’Água / Cohama (18h às 22h) – Quadra da Escola Neiva Moreira
📄 DOCUMENTOS
📜 17/02/2025 – Regimento Interno da 6ª Conferência Municipal – Decreto nº 61.143/2025
📜 17/02/2025 – Regimento Interno das Pré-Conferências – Decreto nº 61.142/2025
📜 05/11/2024 – Comissão Preparatória – Decreto nº 60.878/2024
📜 05/11/2024 – Convocação – Decreto nº 60.877/2024